Valorização e Ações Premiadas Garantem Diminuição de Turnover na BDO

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Imprensa BDO

Crédito da imagem: Rafael Vieira Crédito da imagem: Rafael Vieira

Empresa investe na retenção de talentos, amplia quadro e aposta em disseminação de sua cultura

O turnover é um problema crônico das empresas brasileiras. Pesquisas mostram que temos a maior rotatividade do mundo, com média superior a 50%. A BDO – quinta maior empresa de auditoria e consultoria do país e líder no middle market – empreendeu uma série de ações e conseguiu diminuir o número de pedidos de desligamento em 2023.

“Em 2022 já conseguimos uma estabilidade em relação a 2021. O turnover parou de crescer e, agora, em 2023, tivemos uma redução de 36 para 30%”, destaca o CEO da BDO Raul Corrêa da Silva. “Isso é fruto de um trabalho de longo prazo e que envolveu uma série de ações de endomarketing e de valorização dos nossos profissionais”, complementa.

O trabalho para que este resultado fosse alcançado teve várias frentes. A primeira delas envolveu um profundo benchmark do departamento de Recursos Humanos para que os benefícios oferecidos estivessem em linha com os demais concorrentes. Paralelamente, foram criadas campanhas de engajamento, a principal delas “Um sorriso muda tudo” foi, inclusive, premiada pela renomada publicação International Accounting Buletin (IAB).

O nome foi inspirado no tema da empresa “Atitude Muda Tudo” e teve como objetivo resgatar a alegria dos profissionais após um período de home office devido a pandemia da Covid-19. “Percebememos que as pessoas vinham, mas estavam com receio de conversar, chegar perto umas das outras e estavam mais sisudas. Convidamos todos a sorrir conosco e foi um sucesso”, explica Corrêa.

A campanha envolvia um painel instagramável em todas as filiais, um espaço no portal corporativo da empresa para que os profissionais contassem sua história e o que os fazia sorrir, a distribuição de camisetas para todos colaboradores e, por fim, um tour do assistente virtual Bartô pelas 27 filiais da empresa com o objetivo de integrar também quem estava longe da sede, em São Paulo.

Outra campanha – essa instituída em 2023, foi o #Segundou. Em segundas-feiras aleatórias, era distribuído algum mimo a quem estivesse no escritório, como sorvete, salada de frutas, bolo e outros. O objetivo era estimular a presença no escritório e valorizar o início de uma semana de trabalho.

Em 2021, pela primeira vez a empresa ganhou o selo Great Place to Work, sendo reconhecida como um excelente lugar para trabalhar. As respostas dos profissionais na pesquisa de clima e engajamento do GPTW também ajudou a balisar outras ações, como a instituição de bônus anual – que tem como um dos critérios o tempo de casa; palestras mensais; mudanças em benefícios; novos treinamentos para a liderança e outras.

Promovida anualmente, a BDO Walking and Run, uma corrida exclusiva aos profissionais da empresa, também é considerada essencial para o clima de engajamento. “É um momento de descontração com os colegas de trabalho que fica na memória de todos. Este é um dos nossos eventos mais comentados”, destaca.

Apesar de todas essas ações, Corrêa acredita que este resultado se deve em boa parte a cultura da empresa – que presa o relacionamento olho no olho com os seus colaboradores. “O home office mostrou o seu papel e vai continuar existindo, mas é conversando que a gente se entende e, por isso, nós fomos pioneiros no esquema 3x2 e estamos agora implementando o 4x1”, finaliza.

Sobre a BDO

A BDO é a quinta maior firma de auditoria e consultoria do Brasil e líder no middle market. Tem escritórios nas principais cidades do país e possui 1.800 profissionais. Oferece soluções com foco no middle market, como serviços de Transaction Advisory Services (Due Diligence), Valuation; Fusões e Aquisições (M&A); Alocação do Preço de Compra (PPA), Painéis dinâmicos (BI) de Controle de Resultados e Custos; Apuração de Haveres, Planejamento Estratégico; Laudos de Incorporação; Sucessão Familiar; Fraudes, Investigações e Disputas (FID); Risk Advisory Services (RAS); Auditoria de Demonstrações Contábeis; Assessoria Tributária; Assessoria ao Expatriado; e Administração Contábil, Fiscal, Financeira e Trabalhista.

A BDO Internacional é a quinta maior firma de auditoria e consultoria do mundo, está presente em 164 países, com mais de 111 mil profissionais distribuídos em 1.803 escritórios.