Mulheres no comando: Demanda por espaços de liderança atrai profissionais com experiência em IA
Setores específicos como tecnologia da informação, marketing digital e serviços de saúde online, entre outros, têm gerado oportunidades e crescimento para mulheres no mercado de trabalho. O cenário geral aponta para perspectivas promissoras, especialmente com a expansão da Inteligência Artificial (IA). No Grupo Stefanini, esse movimento tem sido notado com um avanço crescente. Globalmente, 48% dos quadros de liderança são ocupados por elas. Somente nos Estados Unidos, das 13 posições de comando, 8 são conduzidas por mulheres.
Em 2023, na Stefanini Brasil, aproximadamente 40% das admissões são mulheres. Houve também um aumento notável no número de mulheres promovidas a cargos de liderança, com registros indicando um aumento nas posições de supervisão e gerência ocupadas por mulheres, chegando a ter mais mulheres que homens em posições de supervisão. Em cargos de direção, são 30% de mulheres atuando na posição e com perspectiva de aumento deste percentual com o desenvolvimento interno.
Multinacional brasileira presente em 41 países e com mais de 37 mil funcionários, o Grupo Stefanini conta com profissionais em vários campos de atuação. Há 12 anos, a inteligência Artificial (IA) tem sido trabalhada no Grupo e compõe uma das principais plataformas da Divisão Stefanini Ventures, que reúne áreas de Analytics, Banking e Meios de Pagamento, Cibersegurança, Indústria 4.0. Marketing e Tecnologia.
Destacamos aqui os perfis de algumas das lideranças femininas do Grupo:
Adriana Rocha é uma das fundadoras e Co-CEO da Ecglobal, empresa brasileira líder no mercado de Tecnologia e Marketing, que integra o Ecossistema Haus do Grupo Stefanini. Obstinada em mudar o mundo por meio da inovação, Adriana foi bem-sucedida ao construir empresas pioneiras em Pesquisas Ágeis e Marketing de Comunidades, bem como no lançamento de plataformas de tecnologia de ponta que ajudam as marcas em todo o mundo a tomarem melhores decisões baseadas na colaboração do consumidor. Em 2023, Adriana foi convidada pela ESOMAR, organização internacional dedicada à pesquisa de mercado e opinião pública, para compor o Comitê Coordenador da “AI Task Force”. Única brasileira envolvida no projeto até o momento, a executiva é reconhecida não apenas por seu papel de liderança na empresa, mas também por sua experiência e conhecimento em tecnologia e inovação. O comitê foi criado para moldar o futuro dos insights no mundo dos negócios, fomentando discussões e debates, além de promover oportunidades de aprendizado e eventos com especialistas nos principais polos de inovação e presença da ESOMAR. No comitê, a CEO da Ecglobal tem a importante missão de liderar as discussões da comunidade sobre IA no futuro, junto aos demais membros do projeto. A participação direta no comitê é parte dos investimentos em inovação da Ecglobal baseados em IA Generativa e novas tecnologias de dados para analisar novos comportamentos.
Formada em Engenharia de Sistemas, e com MBA em Comunicação e Marketing, Adriana já desenvolvia, desde os 23 anos, produtos usando inteligência de dados, e liderava equipes nos anos 90. Em 2000, a executiva foi convidada para ser Country Manager de uma startup de tecnologia de Seattle voltada para pesquisas de mercado. Em 2006, ela criou a Ecglobal, trabalhando desde então com inovação em comunidades e inteligência para grandes marcas multinacionais. Atualmente, a companhia sob sua liderança, conta com operações no exterior – países da América Latina e Estados Unidos, tem mais de 1 milhão de consumidores ativos em sua plataforma colaborativa de tecnologia própria. A Ecglobal conecta marcas e pessoas por meio de uma plataforma de redes sociais e comunidades proprietárias empoderadas, gerando inteligência e engajamento contínuo para acelerar negócios e fidelizar clientes.
Amanda Gasperini é diretora de Data Insights & Growth da Gauge, empresa do Grupo Stefanini, líder ativa no IAB Brasil e professora na ESPM. Em sua atuação profissional, Amanda se destaca pelo conhecimento em temas como uso adequado da inteligência de dados para potencializar negócios, conectar pessoas e criar experiências. Um dos exemplos que tem dado o que falar é a descontinuidade do uso de dados de terceiros. São os chamados ‘cookies’, que servem para conhecer o perfil do usuário e seu comportamento de navegação. O que irá acontecer a partir de agora será uma transição com a remoção do atual modelo de cookies de terceiros, que vigora há quase 30 anos, para tecnologia Privacy Sandbox – novo sistema do Google em substituição aos tradicionais cookies. Essa migração será gradual e será feita ao longo deste ano. Com as mudanças aceleradas no mercado digital, as instituições precisam realizar testes com a nova tecnologia e se organizarem para a coleta de dados primários, e, desta forma, estarem mais bem preparadas para o fim dos cookies de terceiros. Amanda Gasperini ressalta que, apesar da necessidade de adaptação e aprendizado para esta nova era, o prognóstico é favorável para o marketing digital, com uma relação benéfica para o relacionamento com o cliente. Atualmente, todo esse trabalho tem sido aplicado na transformação da Gauge, trazendo, especialmente, geração de valor ao negócio de seus clientes.
Carla Alessandra de Figueiredo é diretora de Gente e Cultura da Stefanini Brasil e trabalha na multinacional há 20 anos. Carla também é uma referência de liderança feminina exercida no Grupo. A executiva defende o equilíbrio da vida pessoal com a vida profissional, e destaca o sentimento de cuidado com os colaboradores, pois acredita na conexão das pessoas, unindo inovação e excelência nos negócios. Carla já conquistou premiações com base em um conjunto de ações realizadas por sua área para promover atração, formação e retenção de mulheres. A executiva acredita em um mundo integrado com a tecnologia e destaca o uso da inteligência artificial como uma aliada na área de RH, apoiando especialmente nos treinamentos de colaboradores.
Daniele Almeida é a atual diretora Executiva de Criação e Conteúdo da W3haus, agência cocriativa e full service do ecossistema Haus do Grupo Stefanini. Daniele é uma referência em debates que envolvam liderança feminina, cocriação com marcas, inteligência artificial, carreira e maternidade. A executiva conta com mais de 20 anos de atuação no mercado de comunicação com foco em Direção de Arte e Design. É formada em Publicidade e Propaganda com extensão em Design Thinking pela Central Saint Martins/ University of the Arts London. Na W3haus, lidera um dos maiores times publicitários que trabalha no segmento da Beleza, além de ser especialista em rede social e produção de conteúdo para público jovem. Recentemente, Daniele participou ativamente no desenvolvimento da campanha global de Inteligência Artificial do Grupo Stefanini, com o mote “Imagine’. A concepção levou à apresentação de cases de sucesso em vários mercados, a partir de uma narrativa focada na expertise da multinacional no desenvolvimento e uso de IA há mais de uma década.
Patrícia Angeletti é atual diretora executiva nacional de mídia da W3haus. É responsável pelo atendimento por clientes como O Boticário, Petrobras, Tramontina entre outros. Patrícia tem domínio sobre tema s como ominicalidade, IA, personalização e futuro da mídia. Ela participa há seis anos das viagens técnicas do Grupo de Midia de São Paulo, onde já esteve com o grupo em Los Angeles, Nova York, Londres e Boston, além de Cannes e SXSW. É formada em Publicidade e Propaganda pela PUC, com especialização em Marketing ESPM e em Gestão Empresarial pela FGV. A executiva atua no mercado há 25 anos e, entre os reconhecimentos profissionais, tem o Mídia do Ano pelo Grupo de Mídia RS e Midia do Ano pela Associação Riograndense de Propaganda (ARP). Já presidiu o Grupo de Mídia do RS, bem como atuou junto à Associação Brasileira de Agentes Digitais (Abradi).
Shirley Fernandes é fundadora e sócia-diretora da N1 IT, empresa do Grupo especializada em consultoria de serviços na nuvem. Em 2023, a executiva tornou-se uma das coautoras do livro “Histórias de Sucesso”, da Editora Global Partners, no capítulo “A essência ética de uma eterna empreendedora e vendedora”. Neste capítulo, Shirley apresenta como construiu uma carreira sólida, baseada em valores robustos, os desafios enfrentados e a importância da reinvenção enquanto uma estratégia inovadora. Shirley também é fundadora do Projeto Mulheres Rockets, voltado para o engajamento social, que tem por objetivo fortalecer a identidade e capacidade da mulher. A executiva formou-se recentemente também em Psicanálise. Casada, mãe de três filhos, e apaixonada por tecnologia, a executiva fundou há 15 anos a N1 IT, que atua neste mercado há mais de 25 anos e acredita que a junção de pessoas capacitadas, processos ágeis e a tecnologia é a equação de sucesso que permite a inovação despontar fazendo ainda mais a diferença neste novo mundo digital. Shirley tem uma forte parceria com a Potência Feminina, idealizada por Tuca Duarte, responsável e coordenadora do núcleo de mulheres da CUFA (Central Única das Favelas) Paraisópolis, para ministrar cursos voltados ao Protagonismo da Mulher e Empreendedorismo.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>