Pará teve a maior taxa de tentativas de fraudes no Brasil em 2023, revela estudo da CAF
Três em 100 transações no Estado durante o ano de 2023 foram suspeitas, segundo o Mapa da Identidade e da Fraude
O Pará ponteou o ranking de Estados com maiores taxas de tentativas de fraude no Brasil em 2023, de acordo com o Mapa da Identidade e da Fraude, relatório produzido pela CAF, empresa líder em identidade digital no país. Segundo o levantamento, três em 100 transações realizadas no Estado amazônico (3,32% do total) foram consideradas suspeitas —mais que o dobro da média nacional. Em segundo lugar, ficou o Rio Grande do Norte, com uma taxa de 2,17%, e em terceiro, o Amapá, com 1,71%.
Além da liderança por taxa de fraudes, o Pará ocupa a quarta posição no ranking dos Estados com maior volume de transações suspeitas. Em primeiro lugar, está São Paulo, respondendo por 27% das operações irregulares, seguido pelo Rio de Janeiro, com 13%, e Minas Gerais, com 9%. O Pará, por sua vez, tem 7% do total.
Os números do Mapa da Identidade e da Fraude foram coletados pelas equipes de Inteligência de Fraudes e Dados da CAF em colaboração com o departamento de Marketing. O relatório leva em conta os setores atendidos pela companhia: serviços financeiros, mobilidade e comércio eletrônico. De acordo com o levantamento, 74% das transações passíveis de fraude foram de natureza biométrica, e 26% foram documentais, isto é, relacionadas à falsificação ou alteração de documentos de identidade. Já no total, 1,47% das transações realizadas em 2023 foram identificadas como tentativas de fraude —percentual menor do que o registrado em 2022, quando a taxa anual foi de 1,76%.
A análise trimestral, por sua vez, revela uma flutuação ao longo do ano, iniciando no primeiro semestre com uma taxa de 1,72%, seguida por uma leve ascensão nos trimestres subsequentes: 1,18% no segundo, 1,34% no terceiro e 1,42% no último.
“Estes números mostram a necessidade de as empresas recorrerem a robustas soluções baseadas em biometria facial, pois elas são vitais para validar identidades e garantir a segurança em transações, especialmente no cenário atual de digitalização da economia”, explica a CMO da CAF, Vanita Pandey. “Empresas precisam adotar autenticação avançada, como biometria facial e documentoscopia, para proteger usuários desde o início até operações críticas.”
A taxa de fraudes mensal variou ao longo do ano, mas a maioria dos meses se manteve próxima à média anual de 1,47% das transações. Destacam-se exceções em fevereiro (2,07%), março (1,82%) e dezembro (1,72%), sugerindo possíveis padrões sazonais. Analisando os dias de semana, as fraudes concentram-se nos dias úteis, com picos na terça (1,52%) e na quarta (1,51%).
Segmento de mobilidade teve aumento de taxas de fraude em 2023
O segmento de serviços financeiros teve a maior taxa de suspeita de fraude digital em 2023, com 1,51% —um decréscimo de 0,28% em relação ao ano anterior. Fraudadores no setor mantêm comportamento consistente, sendo fevereiro (2,20%), março (1,88%) e dezembro (1,82%) os meses com notável elevação nas taxas de fraudes. O maior volume de tentativas acontece nas terças-feiras, em que o pico chega a 1,56%.
Já o segmento de mobilidade sofreu um aumento de 1,02% em 2022 para 1,28% em 2023. Os meses de maior incidência foram outubro (1,99%), janeiro (1,53%) e setembro (1,46%), enquanto as fraudes são mais frequentes nos dias úteis, com terça-feira destacando-se (1,42%). No horário comercial, ocorrem mais transações fraudulentas, enquanto as taxas são mais elevadas na madrugada, atingindo 4,69% às 4h.
Por último, no comércio eletrônico, a taxa de fraudes diminuiu de 0,76% para 0,69%. As fraudes se concentraram nos primeiros e últimos meses do ano, atingindo pico de 1,09% em outubro. A distribuição semanal, por sua vez, mostra ocorrências bem distribuídas, com volume ligeiramente maior nos dias úteis. O horário comercial e início da noite têm o maior volume de fraudes, enquanto as taxas mais elevadas proporcionalmente ocorrem entre 3h e 5h da manhã, indicando maior probabilidade de fraude neste tempo.
Sobre a CAF
Fundada em agosto de 2019, a CAF oferece soluções inovadoras para identificação e proteção de usuários no ambiente digital. Especializada em identificação e reconhecimento facial, a empresa cria soluções de segurança para bancos, fintechs, marketplaces, transportadoras, e-commerces, negócios em criptomoedas e empresas de apostas esportivas, entre outras.
Com escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro, Londres, Toronto, Austin e Venâncio Aires, interior do Rio Grande do Sul, a startup tem em seu portfólio de clientes nomes como Asaas, Cora, KTO, Localiza, Magalu e Vivo.
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