A ascensão da Retail Media no Brasil: varejistas "abraçam" estratégia para acelerar negócios
Ao abrir espaço para publicidade em seus websites e aplicativos, varejistas garantem nova fonte de receita e melhor alcance do público
No varejo, as estratégias tradicionais de vendas estão dando lugar a abordagens impulsionadas pela tecnologia. Uma das transformações mais notáveis desse cenário é a Retail Media, tendência que vem se consolidando rapidamente e despontando entre os principais investimentos em publicidade digital da atualidade. De acordo com o Global Ad Spend Forecast 2023, da Dentsu, o Retail Media registrou um crescimento de 22% no mundo, superando os investimentos tradicionais em publicidade, como social, search e vídeo.
Essa estratégia se refere ao ato de transformar os espaços digitais de vendas, como lojas e marketplaces, em valiosos ativos publicitários. Ao abrir seus websites e aplicativos para anunciantes, os varejistas oferecem um ambiente altamente direcionado para promover produtos, alcançando os consumidores no momento exato em que estão buscando por itens relacionados.
Um exemplo prático seria imaginar um supermercado que vende espaço em suas prateleiras para marcas de alimentos exibirem seus produtos. As marcas pagam para ter seus produtos em destaque, onde os consumidores estão mais propensos a vê-los e comprá-los.
De acordo com Andrei Dias, head de vendas da Nexaas, retail tech especializada em inovação para o varejo, embora o mercado de retail media esteja ainda em fase de construção e aprimoramento no Brasil, é notável o engajamento das agências de publicidade nesse formato. Segundo a pesquisa Retail Media Insights, da Newtail, cerca de 79% das agências de marketing já estão colocando em prática essa estratégia, demonstrando sua crescente adoção e relevância no mercado.
"Isso se deve principalmente à capacidade do retail media de oferecer uma abordagem altamente direcionada e personalizada para os consumidores, aproveitando os dados de comportamento de compra disponíveis nos ambientes de varejo online e offline. Essa estratégia permite às agências criar campanhas mais eficazes, que alcançam o público-alvo com precisão, gerando resultados tangíveis para seus clientes", comenta.
Além de proporcionar uma experiência de compra mais relevante, o Retail Media gera uma nova fonte de receita para os empresários. Um exemplo disso é a rede de supermercados Walmart, que já adota essa estratégia e recentemente relatou um lucro líquido de US$ 453 milhões no terceiro trimestre de 2023.
“Essa tendência não só está sacudindo as estruturas das grandes redes varejistas, como também empresas de diversos setores, desde eletrônicos até moda, beleza e alimentação. Todos estão ávidos para alavancar suas vendas e consolidar sua presença digital, aproveitando ao máximo o poder do Retail Media para se destacar em um mercado altamente competitivo. É uma revolução na forma como as marcas se conectam com os consumidores, oferecendo oportunidades únicas para engajamento, personalização e crescimento de receita”, informa o especialista.
Sobre a Nexaas
A Nexaas é uma Retail Tech, especialista em inovação para o varejo, nascida em 2018, parte integrante de um sólido grupo de investimentos em Soluções Digitais, Software B2B, Software B2C, Software de E-Commerce, Inteligência Artificial, entre outros, que busca crescimento sustentável acelerado e geração de valor por meio da inovação contínua.
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