Bairros da Zona Sul de São Paulo registraram aumento nos casos de furtos e roubos de carros, segundo estudo da Ituran Brasil
Segundo levantamento da Ituran Brasil com base em boletins de ocorrências disponibilizados pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), os furtos e roubos de carros de passeios têm migrado da Zona Leste para a Zona Sul da capital paulista. As informações são de matéria divulgada na última terça-feira, 27/02 no portal MSN.
Em comparação com 2022, regiões da Zona Sul, como Santo Amaro, Campo Grande, Ipiranga e Jabaquara, registraram aumento das estatísticas no ano passado, em 2023. Em Santo Amaro, o crescimento foi de 63%, passando de 327 para 533.
O Ipiranga assumiu, em 2023, a primeira colocação do ranking de estatísticas de roubos e furtos, com 943 ocorrências contra 780 em 2022, uma alta de, aproximadamente, 21%. No ano passado, em média, mais de dois carros foram levados diariamente por criminosos.
Fernando Correia, gerente de operações da empresa de rastreamento e recuperação veicular, comentou um dos motivos pelo qual a região do Ipiranga apresentou crescimento nas ocorrências de furtos e roubos. “Na região do Ipiranga, que faz divisa com a zona leste, existem diversas estações de trem e metrô, onde muitas pessoas estacionam seus veículos para utilizar o transporte público. Isso aumenta a exposição dos carros em locais com pouca movimentação e segurança, tornando-os mais vulneráveis”, disse ele.
No entanto, as ocorrências entre 2022 e 2023 diminuíram em regiões da Zona Leste, como São Matheus e Água Rasa. As queixas caíram, respectivamente, 18,7% e 10% nestes bairros.
O Tatuapé, bairro com ampla expansão imobiliária e concentração de bares e restaurantes na ZL, registrou aumento de 5% nas ocorrências, passando de 880 para 924 casos. Apesar disso, a região perdeu a liderança nas estatísticas de furtos e roubos.
A Mooca, que, em 2022, estava na 13ª colocação da lista, saiu do ‘top 20’, após apresentar queda de 33% nas ocorrências.
Além deles, a lista com os 20 bairros com mais casos de furtos e roubos de carros de passeio tem um um da Zona Norte (Pirituba) e um da Zona Oeste (Perdizes). Não aparece nenhum do Centro da capital.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>