75% dos profissionais de finanças de grandes empresas gastam mais de três horas por dia em atividades manuais, aponta pesquisa da Dattos
Dados do relatório Dattos Insights 2024 mostram que tarefas não automatizadas e alto volume de dados são principais desafios de equipes financeiras; ferramentas como IA contribuem de modo decisivo para o setor
De acordo com uma pesquisa realizada pela Dattos, plataforma para automação de análise de dados financeiros, equipes de finanças de grandes empresas gastam, em média, de 3 a 8 horas diárias em atividades manuais. Segundo o relatório Dattos Insights 2024, 67% dos respondentes afirmaram dedicar esse tempo a tarefas como preparação de dados, preenchimento de planilhas e cálculos financeiros. Outros 8% gastam mais de 8 horas por dia em tarefas como essas, não automatizadas. A pesquisa, realizada ao longo do ano passado, teve seus resultados divulgados neste mês de fevereiro (baixe a pesquisa completa neste link), e ouviu colaboradores de diferentes áreas de atuação dentro das funções de finanças em grandes corporações.
O objetivo da pesquisa foi entender o impacto de tarefas não automatizadas no dia a dia dessas equipes e como a tecnologia vem sendo (ou não) uma aliada nesse sentido. O relatório divulgado pela Dattos mostra que o grande volume de dados foi citado como o principal desafio enfrentado na rotina profissional, com apenas 29% dos profissionais afirmando estar muito confiantes em relação à precisão e à integridade dos dados financeiros consolidados em suas empresas.
“Esse é um dado que merece atenção, pois se há funcionários que chegam a gastar um dia inteiro de trabalho com atividades manuais e, conforme o volume de dados for aumentando, a situação só tende a piorar”, afirma o CEO da Dattos, Guilherme Pessoa.
Para o executivo, o cenário expõe duas preocupações centrais para times de finanças: o bem-estar dos funcionários e a segurança de dados nas empresas. “O trabalho manual pode afetar a qualidade das entregas duplamente. Primeiro, porque, ao expor o funcionário a rotinas exaustivas, cria-se um ambiente de trabalho ruim, com profissionais esgotados e desmotivados. Segundo, porque esse funcionário fica mais suscetível a cometer erros, podendo colocar em risco a integridade dos dados da empresa e, consequentemente, a sua reputação”, pontua.
Outro desafio apontado pelos respondentes foi o alto tempo gasto em tarefas operacionais, em detrimento de atividades mais analíticas e estratégicas, sendo os processos manuais os principais obstáculos e tecnologias focadas em automação, como a Inteligência Artificial, as maiores aliadas para a reversão desse quadro.
Um estudo recente liderado pela universidade americana Harvard revelou que o uso de IA generativa ajudou centenas de consultores altamente qualificados a realizar uma série de tarefas com 12,2% mais frequência, 25% mais rapidamente e com 40% de qualidade superior em comparação com aqueles que não usaram IA.
“Acredito que esse panorama desmistifica a ideia de que a automação e a inteligência artificial vão acabar com empregos. A atividade manual é um aspecto demandante da rotina dos funcionários e eles mesmos têm a compreensão de que usar essas horas em atividades mais analíticas seria mais benéfico. Para 2024, será imprescindível dar atenção a esse tipo de mudança. Ferramentas que utilizam recursos como a IA contribuem de modo decisivo para o setor e não devem ser ignoradas”, finaliza o empreendedor.
Principais desafios enfrentados na rotina de equipes de finanças
*Fonte: Dattos Insights 2024. Os respondentes podiam selecionar mais de uma opção de resposta.
Sobre
A Dattos é uma plataforma completa para automação de análises de dados financeiros, como preparação e conciliação de dados e fechamento contábil, que ajuda grandes empresas a automatizar cálculos, relatórios e a comparar informações para garantir que estão corretas. Desde 2018 no mercado e líder no segmento no Brasil, a startup de São Paulo (SP), já teve seu modelo de negócio validado por programas como o boostLAB, do BTG Pactual, e recebeu investimento dos fundos Investtech e GR8 Ventures. Em fevereiro de 2023, os fundos Igah Ventures e ABSeed Ventures também aportaram na empresa, com um investimento série A no valor de R$20 milhões. Com foco em enterprise, atende 98 clientes, entre eles nomes como Hospital Sírio Libanes, BRZ, Eternit, Cooper Standard, Randon, CCR e Sebrae. Em 2023, a Dattos ingressou no programa Scale-Up Endeavor e conquistou os títulos de Top 10 Fintech e Top 50 Startups no ranking 100 Open Startups. Em 2024, planeja se consolidar como um marketplace de análises financeiras.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>