Como os dados vão impactar as pessoas em 2024? Especialista da previsão
A inteligência artificial generativa é a principal aposta para o setor de dados no próximo ano
O mercado de dados está em constante evolução e as empresas precisam estar atentas às novas tecnologias para se manterem competitivas. Segundo o Gartner, até 2024, 60% dos investimentos governamentais em inteligência artificial (IA) e análise de dados vão impactar diretamente as decisões e resultados operacionais. Neste cenário, é importante entender quais são as principais tendências que vão moldar o setor de dados neste ano.
Para Thoran Rodrigues, fundador e CEO da BigDataCorp, as tendências de dados para 2024 refletem a importância estratégica dos dados e da inteligência artificial para o desenvolvimento dos negócios e da sociedade. “Os dados são o novo petróleo, e a inteligência artificial é a nova eletricidade. Quem souber usar esses recursos com eficiência, ética e inovação terá uma vantagem competitiva no mercado e poderá gerar soluções que transformam a realidade das pessoas”, afirma.
A BigDataCorp, empresa líder em soluções de dados na América Latina, selecionou cinco tendências que devem ganhar destaque em 2024. Confira:
- Produtização dos Dados: Com o avanço de Modelos de Linguagem de Grande Escala (LLMs) e modelos multimodais, os dados se tornam produtos valiosos. A necessidade de dados de qualidade e legalmente seguros para treinar IA impulsionará a criação de produtos de dados vendidos para desenvolvedores de LLMs, transformando dados em commodities valiosas.
- Redução Computacional em IA: Espera-se uma redução significativa nos custos computacionais para treinamento de IA. A otimização de algoritmos e processos promete tornar a IA mais acessível e barata, permitindo a sua aplicação mais ampla nas empresas.
- Privacidade e Segurança de Dados: A capacidade dos novos modelos de IA em tratar dados amplia preocupações com privacidade e segurança. Movimentos regulatórios e a conscientização pública crescente sobre a proteção de dados exercerão pressão sobre as empresas para implementarem medidas robustas de segurança.
- Automação do Tratamento de Dados: A automação em tratamento de dados se intensificará, reduzindo a barreira técnica e permitindo que mais pessoas trabalhem com dados. Isso pode levar à diminuição do valor de mercado dos profissionais de dados e reduzir os custos das empresas nesta área.
“Observamos um panorama de dados em constante evolução, impulsionado por inovações tecnológicas e uma maior conscientização sobre a importância da privacidade e segurança dos dados. A produtização dos dados está remodelando o mercado, transformando a informação em um ativo valioso que precisa ser gerenciado com responsabilidade e visão estratégica. Ao mesmo tempo, a redução dos custos computacionais está democratizando o acesso à inteligência artificial, permitindo que uma gama mais ampla de empresas e indivíduos aproveitem o poder dos dados para inovação e crescimento. No entanto, com grandes poderes vêm grandes responsabilidades: a segurança e a privacidade dos dados nunca foram tão cruciais. Estamos na vanguarda de uma era onde a automação do tratamento de dados está se tornando a norma, reduzindo barreiras técnicas e transformando radicalmente a forma como interagimos com a tecnologia. Estes são tempos emocionantes, mas também exigem uma reflexão cuidadosa e ações responsáveis por parte de todos os envolvidos na esfera dos dados.", finaliza o especialista.
Sobre a BigDataCorp
A BigDataCorp é a maior datatech da América Latina. Líder no mercado, opera um dos maiores processos de coleta e estruturação de dados do mundo, capturando informações públicas de mais de 1,5 bilhão de fontes globalmente. São mais de 100 petabytes de informação tratadas diariamente para atender empresas de todos os segmentos e portes. Para auxiliar nas mais diferentes demandas, os dados capturados são disponibilizados através de uma Plataforma de Dados, que reúne milhares de informações sobre pessoas, empresas e produtos, e que pode ser facilmente integrada com qualquer processo operacional. A empresa oferece ainda dois aplicativos construídos sobre a plataforma para resolver problemas específicos: o BigID, um produto completo de validação de identidade e prevenção à fraude; e o BigMarket, que entrega índices econômicos e estudos de mercado através de dados alternativos. A BigDataCorp é brasileira, foi fundada em 2013 e possui escritórios no Rio de Janeiro, onde está localizada sua sede, e em São Paulo.
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