Após colapso estrutural, prédio é evacuado no litoral de SP; entenda se o seguro cobre
Um prédio residencial com 133 apartamentos na Praia Grande, litoral paulista, foi evacuado no início da tarde desta terça-feira (13). De acordo com a CNN Brasil, tudo aconteceu depois que técnicos da Defesa Civil identificaram um colapso estrutural em três colunas da edificação. O CQCS conversou com Sergio Ricardo, especialista em Seguro com mais de 20 anos de experiência, para entender como funciona o seguro em casos como esse.
Sergio explica que se o Seguro Condomínio contratado a modalidade ampla poderia dar cobertura a um eventual desmoronamento integral do prédio, mas segundo ele, sempre tem que entender as condições gerais do seguro para entender se há limitações. “Quando se contrata a modalidade simples casos de desmoronamento ficam mais limitados. Nesses casos sempre há uma discussão quanto a responsabilidade do construtor e o que fazer sobre os reparos se o prédio não vier a cair. Na prática, o seguro só indeniza quando o desmoronamento de fato acontece”.
“Naquela região vários prédios tiveram problemas, porque as fundações atingem o basalto, ele não é tão favorável para fixar as construções que são cada vez maiores. Trata-se de um problema de engenharia, portanto, que a princípio deve ser resolvido pelo construtor. Pelos relatos houve cisalhamento das colunas, o que é um problema sério e que exige ação imediata”, completa ele.
Segundo a matéria divulgada na CNN Brasil, o edifício possui, ao todo, 23 andares, mas 19 são destinados às unidades habitacionais. Nos outros quatro pisos estão o térreo e o estacionamento. Imagens publicadas nas redes sociais mostram que o prédio, localizado no bairro Aviação, está inclinado para frente, em direção à avenida Jorge Hagge. Ainda não há informações sobre o que provocou o colapso nas colunas.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>