idwall fortalece prevenção de fraudes nas operadoras de saúde
Com prejuízos estimados em mais de R$30 bilhões, as fraudes e desperdícios causaram perdas de até 12,7% das receitas dos planos de saúde em 2022. É o que mostra um relatório do Instituto de Estudos da Saúde Suplementar. Diante de um cenário em que a digitalização do mercado impulsiona ações criminosas cada vez mais complexas, a idwall, empresa de tecnologia especializada em gestão de identidade digital, tem sido importante aliada das operadoras de saúde na prevenção de golpes.
“Vivemos em uma época de crise de identidade, na qual é cada vez mais difícil saber com quem nos relacionamos. Felizmente, a Inteligência Artificial, que é tão usada pelos golpistas, também pode ser estrategicamente aplicada na prevenção de fraudes sofisticadas. Dessa forma, é possível oferecer escalabilidade da operação, eficiência e a confiança de uma gestão de identidade centralizada”, diz Rafael d’Ávila, CRO da idwall.
Por meio de parcerias com grandes operadoras de saúde, a idwall adquiriu know-how na área de saúde suplementar para apoiar os clientes não só em suas estratégias de segurança, mas também no uso dos dados de forma inteligente no negócio, trazendo uma operação mais econômica, que potencializa os resultados e gera vantagens competitivas.
Para prevenção às fraudes, uma das práticas é a validação da identidade de quem está solicitando reembolsos e sinistros em seguros. Com o uso de tecnologias de reconhecimento biométrico, é possível garantir que a foto e/ou prova de vida são efetivamente da pessoa que está efetuando o cadastro. Outra etapa importante é a validação da autenticidade de documentos.
A Bradesco Saúde é uma das parceiras da idwall nesse movimento, adicionando mais uma camada de segurança ao processo de pedidos de reembolsos de consultas e demais despesas. Para Sylvio Vilardi, diretor da Bradesco Saúde, com a implementação da tecnologia, a Bradesco Saúde se reafirma como referência na utilização de tecnologias disruptivas, automação e Inteligência Artificial no mercado de saúde suplementar. “Com a ferramenta de IA e automação, estabelecemos critérios ainda mais rígidos para garantir a segurança na cadeia de serviços do beneficiário. Nossa iniciativa pioneira de implementar a biometria facial para a solicitação de reembolsos tornou o processo mais seguro para todos, com importantes ganhos operacionais”, afirma Sylvio Vilardi.
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