Olist aponta as principais tendências do e-commerce em 2024
Especialista relaciona o momento atual do mercado com as principais tecnologias e oportunidades para os próximos meses
Segundo dados da ABComm, a expectativa é que o faturamento do setor de e-commerce cresça 10,45% em 2024 em comparação ao ano anterior, alcançando a marca de R$ 205,11 bilhões. Os indicadores preveem ainda um aumento no número de consumidores que compram de forma online no Brasil, ultrapassando os 91 milhões de pessoas. Diante deste cenário, Alexander Clein, Diretor Comercial do Olist, ecossistema líder em soluções de e-commerce para PMEs, relaciona o momento atual do mercado com as principais tecnologias e oportunidades que devem se sobressair nos próximos meses.
Para Alexander, diversos fatores econômicos devem impulsionar esse avanço no setor. “A previsão de crescimento do PIB, segundo o Banco Central, é de 1.5%, com uma inflação sob controle e taxa de juros com tendência a entrar em trajetória de queda no Brasil e no mundo. Inegável que esses fatores somados jogam a favor do consumo”, diz.
Principais tendências
Alexander aponta ainda que algumas tendências, somadas a este momento do mercado, podem ajudar a alavancar o setor, atraindo não só novos players, como também consumidores finais. Entre elas estão a omnicanalidade, conceito de integração de todos os canais de comunicação e venda de uma empresa, convergindo o físico e o digital; o social commerce, que permite transacionar produtos via redes sociais, como Tik Tok e Instagram. Aqui destaca-se que o Brasil é um dos países que mais usam redes sociais, o que por sua vez traz uma gama ainda mais volumosa de possibilidades; e por fim a excelência operacional, ou seja, a capacidade de fazer entregas ao consumidor de forma extremamente rápida, a exemplo de clientes de grandes metrópoles que já estão se acostumando a receber suas compras em 1 ou 2 dias.
Categorias de destaque no e-commerce
Tendo em vista o universo do Olist, Alexander aponta também as principais categorias que devem se destacar neste ano, e que são ainda mais impulsionadas nas datas comemorativas, como Dia das Mães, Dia dos Namorados, entre outras.
- Cosméticos em geral, mais especificamente as subcategorias de cuidados para cabelo e perfumes;
- Utensílios domésticos, subcategoria de cozinha;
- Pequenos eletrodomésticos, que possuem bom ticket médio e baixo custo de frete (por serem relativamente pequenos);
- Suplementos alimentares como whey protein e creatina;
- Ferramentas elétricas;
- Eletrônicos em geral, especialmente consoles e equipamentos de áudio e vídeo.
Ao avaliar as vendas sazonais, Alexander chama atenção para as estações do ano, especialmente o verão, que deve agregar espaço para produtos que ganham muita relevância nesta época do ano, como por exemplo:
- Ar-condicionado e ventiladores;
- Piscinas;
- Equipamentos de ginástica e musculação.
Sobre Olist
O Olist é o ecossistema líder em soluções de e-commerce para PMEs, com foco em gestão, aumento de competitividade em marketplaces e vendas multicanal. Formado pelas empresas Olist, Tiny e Vnda, suas ferramentas são pautadas em alta tecnologia e serviços de ponta que ajudam a empoderar o comércio e oferecer oportunidades reais de crescimento para que pequenos, médios e grandes varejistas vendam mais. Em 2021, a startup entrou para o rol de unicórnios. Hoje, cerca de 50 mil empresas já utilizam as soluções oferecidas pelo ecossistema Olist.
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