idwall mostra por que investir na centralidade do cliente nas seguradoras

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  /Cqcs/Bárbara Maria

Uma matéria publicada no blog da idwall, empresa de tecnologia especializada em gestão de identidade digital e soluções antifraudes, mostrou que, segundo levantamento da Capco, 83% dos usuários brasileiros entre 18 e 54 anos utilizam o celular para acessar produtos e serviços de seguros. Os dados nacionais superam os índices dos Estados Unidos, Canadá e Europa. Dessa forma, a estratégia de ter o cliente no centro dos negócios torna-se indispensável.

É importante que todas as áreas das seguradoras estejam voltadas para esse objetivo, a fim de oferecer uma experiência fluida, dinâmica e personalizada para o cliente. “Claro que deve-se olhar para o produto ou serviço, mas também é bom observar o consumidor, suas necessidades, exigências e particularidades, entendendo-o profundamente”, afirma Rafael D’Ávila, CRO da idwall.

Outro estudo, desta vez realizado pelo CX Trends 2023, mostra que 87% dos clientes preferem comprar de marcas que oferecem uma boa experiência digital. Por isso, para se destacar no mercado em expansão, a fidelidade do cliente é um dos fatores que podem ajudar as seguradoras a impulsionar seu crescimento e sua rentabilidade.

Além disso, a centralidade no cliente permite que a seguradora se diferencie dos concorrentes ao criar e disponibilizar produtos e serviços customizados para cada perfil de cliente. Portanto, a abordagem de colocar o cliente no centro das estratégias e ações da seguradora, faz com que as decisões e os processos em toda a jornada do usuário sejam baseados nas necessidades dos consumidores.

6 benefícios da centralidade no cliente para sua seguradora:

Melhora da comunicação:
Ao concentrar-se nas necessidades dos clientes, as empresas conseguem estruturar melhores relacionamentos e comunicações com os consumidores. Com isso, é possível realizar atendimentos mais assertivos, ter uma melhor compreensão das particularidades de cada um e promover respostas mais ágeis às demandas.
Experiências altamente personalizadas:
Com o conhecimento aprofundado a respeito do cliente, é possível fornecer soluções personalizadas que atendem aos desejos e exigências de cada consumidor.
Aumento da eficiência operacional:
Com os serviços mais personalizados e ações que promovam uma melhor jornada e experiência ao usuário, as seguradoras conseguem gerar maior eficiência nas operações e reduzir os custos. Sem contar que também é possível identificar oportunidades de melhoria nos processos internos.
Maior vantagem competitiva:
A centralidade no cliente ajuda a criar uma maior vantagem competitiva, ao diferenciar-se da concorrência, atrair novos clientes e aumentar a fidelização dos consumidores. Além disso, a realização de boas experiências contribui para a melhora na reputação da seguradora.
Aumento da receita e lucratividade:
Todo esse cenário de fidelidade do cliente, vantagem competitiva, maior eficiência e boa reputação, consequentemente, promove melhores resultados financeiros para os negócios. Assim, as seguradoras obtêm uma receita mais elevada e potencializam seus lucros.
Inteligência de negócios:
Todo o conhecimento acerca do usuário, suas preferências, histórico, perfil e dados pessoais pode resultar em maior inteligência de negócios. Uma vez que, com tais informações, é possível extrair insights valiosos para desenvolver novos produtos e serviços.