Como saber qual o melhor momento para contratar uma assessoria de imprensa
A assessoria de imprensa é capaz de ajudar na divulgação do seu negócio e na imagem da empresa através de contatos com veículos de comunicação
A forma com que você comunica o seu negócio deve ser construído e mantido de uma forma bem estratégica. Afinal, quem não é visto não é lembrado, não é mesmo?!
Uma das formas de destacar a sua empresa, inclusive gerando credibilidade, visibilidade e criando formas positivas é contar com o trabalho de uma assessoria de imprensa. E por que eu devo contratar esse serviço? Porque ele ajudará na divulgação do seu negócio e na construção da sua imagem perante o mercado.
Fortalecendo sua marca no mercado
Diferente da publicidade, o papel da assessoria de imprensa é fazer com que seu negócio seja visto de forma espontânea, sem a contrapartida de investimento financeiro, o que gera ainda mais credibilidade ao negócio, e principalmente, conquistar espaços na mídia.
Renata Brito, diretora de comunicação da Fatos&Ideias Comunicação - empresa de assessoria de comunicação focada em fortalecer a marca de empresas no mercado por meio da mídia – explica que um dos trabalhos da assessoria é a criação de press releases, comunicados para a imprensa e sugestões de pautas. “São assuntos ligados ao negócio desse cliente. Hoje tudo pode ser transformado em notícia, mas para chamar a “atenção” do jornalista para que ele publique, é necessário que essa notícia seja interessante (exemplo: novidades, movimentações e projetos interessantes), caso contrário, será descartada como tantas outras. Afinal, o jornalista recebe diariamente centenas de materiais”, diz.
A diretora pontua sobre a importância de também contar com um planejamento, que pode ser mensal ou semestral. Ele será a partida para criar estratégias assertivas que possibilitem analisar onde há oportunidade de destaque para sua marca, inclusive, cabe ao assessor avaliar os veículos que costumam abordar sobre o nicho desse cliente.
E quando eu devo contratar uma assessoria?
Uma das maiores dúvidas hoje dos empresários é se há um momento certo para contratar uma assessoria de imprensa. Renata afirma que sim!
“É muito comum durante algumas reuniões eu sentir que o empresário tem dúvida sobre o melhor momento para divulgar a imagem do negócio, já que muitos deles não sabem bem por onde começar. Por exemplo, se a empresa acabou de ser lançada no mercado ela precisa estar 100% funcionando para começar a estratégia de comunicação. No caso das franquias, mesmo que ainda não tenha nenhum franqueado, a equipe de expansão deve estar bem alinhada, o modelo de negócio estruturado, COF, apresentação, material de divulgação como imagens... enfim, tudo tem que estar pronto para que a assessoria entre e auxilie na divulgação dessa marca em busca de franqueados, bem como a tornar conhecida no mercado”, enfatiza a diretora de comunicação.
Nem todo negócio tem perfil para assessoria de imprensa
Se você não tem tempo para atender às solicitações da imprensa e da própria assessoria, não tem tempo de querer comunicar o seu negócio com os jornalistas, realmente a assessoria de imprensa não é para você.
“A assessoria de imprensa não faz “milagre” para divulgação e imagem de pessoas e empresas. Não basta querer sair na mídia a todo custo ou naquele tão sonhado veículo. É preciso que o cliente entenda que nem todos realmente têm perfil para a assessoria, pois requer estratégia, tempo e empenho também do próprio cliente”, observa Renata.
Engana-se quem pensa que o trabalho de assessoria de imprensa é apenas para grandes empresas. As PMEs também devem contar com esse trabalho, já que o planejamento de comunicação é responsável por direcionar ações; definir os veículos de mídia, além de criar estratégias de abordagem para cada editoria.
Renata salienta que quanto melhor for o conhecimento do assessor sobre o cenário midiático, networking com os jornalistas da redação, conhecimento sobre os temas a serem abordados, e principalmente a sua capacidade de enxergar as oportunidades a partir do potencial do cliente, maiores serão os resultados.
Sobre a Fatos&Ideias Comunicação
A Fatos&Ideias Comunicação é uma empresa de assessoria de comunicação que tem por objetivo fortalecer a marca de seus clientes no mercado por meio de mídia espontânea e mídias digitais. A empresa de comunicação nasceu em 2013 e tem à frente dos negócios a jornalista e empresária Renata Brito. Especializada em empreendedorismo e franchising, a equipe Fatos&Ideias está sempre atenta ao mercado de comunicação para proporcionar o que há de mais eficiente às marcas que atende. Ao longo desses quase dez anos já atendeu dezenas de redes de franquias de diversos tamanhos e segmentos.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>