Entenda como os empreendedores usam a ciência de dados para o mercado do futuro
A digitalização deve causar uma rotatividade significativa no mercado de trabalho nos próximos cinco anos, sendo que a adoção da inteligência artificial (IA) será uma prioridade de quase 75% das empresas.
Segundo um levantamento recente do Fórum Econômico Mundial, a digitalização deve causar uma rotatividade significativa no mercado de trabalho nos próximos cinco anos, sendo que a adoção da inteligência artificial (IA) será uma prioridade de quase 75% das empresas. Diante dessa tendência, muitas profissões surgem ou se transformam para se adaptar à chamada carreira do futuro, que está intimamente ligada a conceitos de inteligência empresarial, big data e ciência de dados.
Para impulsionar os seus negócios e competir com um mercado de inovação que cresce exponencialmente, muitos empreendedores passaram a investir em análise de informações para conquistar novas vantagens competitivas. Até porque, à medida que a inovação tecnológica cresce, o mercado de consumo também passa por uma alteração de comportamento - seja financeiro, social ou demográfico.
Sendo assim, um dos campos mais promissores no cruzamento entre empreendedorismo e ciência de dados é o geomarketing, que, por meio de softwares de serviço (SaaS), gera análises sociodemográficas para direcionar as estratégias de expansão e as tomadas de decisões. Com essa estratégia, os empreendedores podem compreender o perfil dos seus clientes, identificar os melhores locais para abrir novas unidades e personalizar suas ações de acordo com as características de cada região.
Desde 2020, a Mapfry, plataforma que gera dados sociodemográficos, hábitos de consumo e avaliação de concorrentes, trabalha com a missão de proporcionar um acesso fácil e acessível ao geomarketing para pequenas e médias empresas (PMEs), as quais, segundo o Sebrae, tendem a falir principalmente pela falta de planejamento prévio sobre a demanda da região de atuação.
Nesse contexto, sugiro uma entrevista com Fabio Inoue, professor e consultor de geomarketing, certificado pela Mapfry, para abordar as possibilidades de uso do geomarketing, o crescimento de sua profissão no mercado do futuro e como os empreendedores podem utilizar essa estratégia para impulsionar seus negócios.
Pontos que podem ser abordados:
- Por que, só agora, o geomarketing chega ao público em geral?
- Como eram feitas as análises de mercado há 10-20 anos atrás?
- Qual a remuneração típica de um consultor de Geomarketing?
- Como o geomarketing pode se destacar de outras estratégias de pesquisa de mercado?
- Como a consultoria de geomarketing pode ajudar negócios a se consolidarem no mercado de consumo?
- Quais serviços abrangem a consultoria de geomarketing e a busca de dados?
Sobre a Mapfry:
Fundada em 2020, a Mapfry é um SaaS que facilita o acesso ao geomarketing para PMEs com dificuldades de estudar o mercado de forma segmentada. Entre as principais soluções de sua plataforma, destaca-se a biblioteca de dados sociodemográficos, que analisa os hábitos de consumo por região, avalia estabelecimentos comerciais e concorrentes, identifica nichos de mercado e calcula áreas por tempo de deslocamento.
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