Cinco tendências para o varejo online em 2024
Especialista traz dicas de ferramentas para auxiliar o empreendedor a faturar mais
Em 2023, as pequenas e médias empresas comprovaram que o varejo online conquistou ainda mais espaço na escolha de compra dos consumidores. O faturamento chegou a R$ 3,3 bilhões no ano passado, um crescimento de 22% em relação a 2022. Para garantir uma fatia desse mercado em 2024, os empreendedores devem ficar de olho nas tendências do comércio digital e, por isso, a especialista Babi Tonhela, gerente sênior do Ecommerce na Prática – escola de e-commerce da Nuvemshop – selecionou cinco ferramentas e estratégias para este ano.
“O varejo online tem muitas possibilidades de crescimento e, assim como todo universo da tecnologia, muda constantemente. O empreendedor precisa estar atento a essas alterações no comportamento do consumidor e colocar em prática toda inovação ou tendência que estejam em linha com seus objetivos e plano de negócio para este ano”, comenta Babi.
Confira as tendências selecionadas pela especialista para o varejo online:
1- Vídeos na própria loja virtual: já é possível inserir o formato diretamente nas plataformas de e-commerce, por meio de plugins, a fim de aprimorar a experiência do consumidor e permitir a visualização muito mais detalhada dos produtos ofertados.
2- Realidade aumentada (AR) e realidade virtual (VR): o aumento da adoção de tecnologias de realidade aumentada e realidade virtual para aprimorar a experiência de compras on-line são tendências no momento. “As realidades virtual ou aumentada, apesar de já vistas em 2023, têm muito potencial para crescimento, especialmente para o setor de moda, pois possibilitam mais segurança para o consumidor escolher peças sem provar, por exemplo.”
3- Maior uso de inteligência artificial (IA): para personalizar recomendações de produtos, melhorar o atendimento ao cliente e otimizar a gestão do próprio negócio, o uso de ferramentas de IA está entre as principais estratégias para quem deseja se destacar nas vendas. ChatGPT, AgentGPT e Flair AI estão entre as indicações da especialista.
4- Expansão do Social Commerce: as vendas geradas pelo direcionamento de redes sociais para a loja virtual cresceram mais de 240% somente em 2023. “A divulgação pelo Instagram, TikTok e WhatsApp é uma forte estratégia de conversão, e os lojistas podem se beneficiar com os links direcionados para a loja virtual ou até mesmo live-commerce, facilitando o acesso do cliente à finalização da compra e engajar oferecendo conteúdos relevantes”.
5- Novos métodos de pagamento: o surgimento de novos métodos de pagamento, como criptomoedas e autenticação biométrica, possibilitam tornar as transações on-line mais seguras e convenientes.
Treinamento gratuito para empreendedores
Além das dicas de estratégias para 2024, a Nuvemshop, em parceria com o Ecommerce na Prática, promoverá um treinamento online gratuito para empreendedores que aspiram se desenvolver no mercado digital.
Em 16/01, às 19h, os empreendedores aprenderão com Babi Tonhela os primeiros passos para a criação de uma loja online de sucesso, por exemplo:
- As facilidades da loja virtual como canal de venda, inclusive para quem tem loja física e deseja fazer essa passagem para o virtual;
- Detalhes para customização, gestão e automatização da loja;
- Utilização de ecossistemas e integrações com redes sociais, meios de pagamento, logística e outros.
As inscrições para o treinamento devem ser realizadas neste link
Sobre a Nuvemshop
A Nuvemshop é a plataforma de e-commerce líder na América Latina e tem o compromisso de potencializar e motivar todos os empreendedores a transformarem seus sonhos em histórias que transcendam. Com mais de 120 mil lojas, integra produtos, pagamentos, envios e disponibiliza de um ecossistema com mais de 1.000 parceiros, como Facebook, Instagram, marketplaces e lojas físicas. Atualmente, a companhia tem mais de 1.000 colaboradores e escritórios no Brasil, México, Argentina e Colômbia. Em 2021, a empresa se tornou unicórnio no Brasil e adquiriu o Ecommerce na Prática, maior escola e comunidade de e-commerce do mundo; e a Mandaê, plataforma de logística. Em 2022, consolidou novas unidades de negócios: Nuvemshop Next, focada em lojistas que faturam acima de 100 mil reais mensais e que buscam escalar seus negócios rapidamente; Nuvem Pago, meio de pagamento para PMEs do e-commerce; e Nuvem Pay, solução de checkout que facilita a jornada de compras. Em 2023 lançou o Nuvem Envio, unidade de negócios especializada em soluções de logística, e adquiriu a Perfit, unidade de negócios focada em automação de marketing.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>