3 iniciativas que impulsionam a participação feminina na tecnologia
Apesar de avanço, gap de gênero no setor de tecnologia ainda é considerável; presença feminina representa apenas 23%
A presença feminina em cargos de tecnologia representava 21% e a masculina 78% no ano de 2022, de acordo com o levantamento realizado pela Catho, marketplace de tecnologia que conecta empresas e candidatos. No entanto, nos dois primeiros meses de 2023, os números já mostram uma mudança: as mulheres têm ocupado 23% dos postos nesse setor, e os homens 76%. Apesar desse avanço, ainda há um percurso a ser percorrido para alcançar a igualdade de gênero. Diante deste cenário e com o intuito de diminuir o gap na área de tecnologia, listamos três iniciativas que estão engajadas no propósito de capacitar e empoderar mulheres, formando programadoras, educadoras e líderes no setor. Confira:
{reprograma}
Fundada em 2016, a organização de impacto social tem como principal foco ensinar programação para mulheres em situação de vulnerabilidade social, com ênfase em negras, trans e/ou travestis. A iniciativa já impactou mais de 4 mil mulheres, oferecendo cursos online, como o Imersão Javascript, Back End, Python, Front End e Educa{Devas}. No dia 08 de janeiro, abrirão as inscrições para o curso de Back End, destinado à formação básica. Para saber mais, basta acessar o link.
Elas Programam
A consultoria é especializada em desenvolver soluções para engajamento, capacitação e contratação de talentos femininos. Além disso, foi criada com o objetivo de inspirar, conectar e gerar oportunidades profissionais para aumentar a participação de mulheres na área de tecnologia. Oferece o ‘Curso Básico de Lógica de Programação com Python de Mulheres para Mulheres: Saindo do Zero’, em parceria com a iniciativa Quero Ser Programadora – para este curso, é possível se inscrever na lista de espera e aguardar novidades.
Programaria
Negócio de impacto social de formação e engajamento de mulheres na tecnologia, com a missão de aumentar a diversidade na área, facilitando a conexão e a contratação desses talentos, por meio de cursos, eventos e outras ações. Foi reconhecida como a melhor startup de Impacto Social no Startup Awards 2019, acelerada no programa Itaú Mulher Empreendedora.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>