Desvendando o Futuro do Varejo: Tendências de Marketing Para 2024
Vanessa Santini*
Em um cenário dinâmico e inovador, o varejo brasileiro está constantemente evoluindo, com transformações significativas, muitas inovações tecnológicas e mudanças no comportamento do consumidor. Assim, para ter êxito nas ações, é preciso que as elas sejam muito assertivas. Sinais de transformações já haviam sido dados, mas é imprescindível acompanhá-las nesse ecossistema chamado varejo.
Nesse cenário, aponto cinco tendências de marketing que deverão estar mais presentes entre os varejistas em 2024.
1. Experiência na loja: a chave do sucesso
À medida que avançamos para 2024, a experiência do cliente permanece no epicentro das estratégias de marketing. Não é mais suficiente oferecer produtos, os consumidores buscam uma jornada diferenciada. A personalização, a interatividade e a conveniência tornam-se imperativos. Estamos testemunhando uma transição de simples transações para experiências imersivas e encantadoras.
2. Comunicação omnicanal: uma abordagem holística
A comunicação eficaz continua sendo um diferencial crítico. Em 2024, se destacará quem adotar uma abordagem omnicanal integrada. A convergência de canais online e offline não é mais uma opção, mas uma necessidade. A comunicação de preço, produto e promoção deve ser coesa em todos os pontos de contato, criando uma narrativa envolvente e consistente.
3. Tecnologia como facilitadora: IA e realidade aumentada
A tecnologia continuará sendo nossa aliada. A inteligência artificial personaliza as interações, a realidade aumentada transforma a maneira como os produtos são visualizados e as soluções inovadoras garantem uma comunicação de preços eficiente e dinâmica.
4. Sustentabilidade e responsabilidade social: foco nas ações
Os consumidores modernos estão atentos não apenas ao que compram, mas também à ética das marcas. Em 2024, as empresas que abraçam a sustentabilidade e a responsabilidade social ganharão a preferência dos clientes. As estratégias de marketing devem refletir um compromisso genuíno com o bem-estar do planeta e da comunidade.
5. Conteúdo gerado pelo usuário: a voz dos consumidores
O conteúdo gerado pelos cientes continuará a crescer em importância. A autenticidade e a confiança associadas ao conteúdo gerado pelos usuários são inestimáveis. Incorporar essa voz na estratégia de marketing cria uma conexão emocional poderosa entre a marca e os consumidores.
O cenário do varejo em 2024 é muito desafiador. À medida que exploramos essas tendências, é crucial lembrar que a adaptabilidade é a chave. No coração de cada estratégia de marketing deve estar a vontade de abraçar a mudança e evoluir continuamente.
*É head de Marketing da Pricefy by Selbetti
SOBRE A PRICEFY
A Pricefy by Selbetti nasceu no ano de 2017 com o propósito de transformar a experiência na loja com mais eficiência. Utiliza tecnologia de ponta para fazer da comunicação na loja uma experiência transformadora para colaborador e shopper.
A empresa possui a única solução do país no gerenciamento da comunicação de preços omni-mídia para o varejo físico proporcionando inteligência, agilidade, eficiência operacional, redução dos custos e aumento das margens para o varejista.
Atua em diversos segmentos como supermercados, home center, farmácia e atacarejo, totalizando mais de 130 clientes, 8.7 mil lojas físicas e 70 mil usuários na plataforma. Orgulha-se em atender e ser reconhecida pelos maiores varejistas do Brasil como Grupo Pão de Açúcar, Carrefour, Casas Bahia, Grupo Mateus, DIA, Cybelar, Obramax, Leroy Merlin, etc.
Hoje faz parte do Grupo Selbetti, a maior integradora de outsourcing em tecnologia, que conta com soluções ponta-a-ponta, e tem o propósito de integrar tecnologia para resolver diversos desafios organizacionais, estando entre as empresas que mais crescem no país.
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