IA e tecnologia nos processos da gestão de RH
A tecnologia mudou o campo de Recursos Humanos com automação, digitalização e a inteligência artificial (IA), criando possibilidades de maior assertividade nos processos e melhorar a eficiência nas contratações. Se antes o simples fato receber apenas currículos online eram a disrupção, agora essa atuação se intensificou.
Para as empresas que precisam descobrir talentos, este avanço se sente quando são abertos processos terceirizados de recrutamento e seleção terceirizada, como explica Renato Pádua, Gerente Comercial da RH NOSSA:
“Sistemas de gerenciamento modernos oferecem soluções realmente mais seguras e confiáveis por armazenar e acessar informações de candidatos sem a necessidade de pilhas de papel que atrapalham qualquer processo de seleção”.
Somando tudo isso com a inteligência artificial, que automatiza tarefas e cruza dados na triagem de currículos e agendamento de entrevistas, o resultado é a mobilização de milhares de candidatos em pouco tempo. É possível chegar em resultados que levariam semanas em apenas alguns dias:
“A arquitetura da informação envolve também a análise de milhares de dados coletados e analisados para chegar nos perfis que estejam mais alinhados com o que a empresa busca, não só pela parte técnica, mas comportamental e cultural. Essa análise é a melhor forma de conseguir identificar talentos que tem mais chance de performarem nas funções que a vaga exige”.
Após a contratação, tecnologia ajuda na gestão de pessoas
Além de encontrar os colaboradores adequados para cada vaga, a terceirização de RH traz outra vantagem no campo estratégico com a gestão destes colaboradores. A automação deste processo, coordenado por especialistas, auxiliará na administração dentro da legislação, fornecendo dados mensuráveis de resultados e desempenho.
Renato explica que o uso de indicadores possibilita que gestores acompanhem fatores de desempenho dos funcionários e outros aspectos internos:
“A terceirização do RH é uma tendência consolidada e que aumentará em 2024. Com o uso de tecnologia nos processos, com a expertise humana na coordenação, as empresas podem otimizar seus processos, reduzir custos e até melhorar a eficiência da gestão de pessoas, da contratação até a gestão de pessoal” completa.
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