Lucro da Prudential Avança Para R$ 714 Milhões Até Outubro, Alta de 431%

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Sonho Seguro

A Prudential do Brasil registrou um crescimento expressivo no lucro líquido em 2023. Saltou de R$ 165,7 milhões de janeiro a outubro de 2022 para R$ 714 milhões no acumulado deste ano considerando o mesmo período. Um avanço de 431%. “Esse aumento está diretamente relacionado ao faturamento (prêmios emitidos) recorde de R$ 4,46 bilhões obtido pela seguradora entre os meses de janeiro e outubro de 2023. Há 25 meses consecutivos, a Prudential cresce acima do mercado no Seguro de Pessoas. Somente em setembro, a companhia registrou o melhor faturamento da história e somou R$ 472 milhões”, comemora Gustavo Raposo, vice-presidente Financeiro da Prudential do Brasil.

Segundo ele, o resultado é fruto de um forte planejamento estratégico que vem sendo executado com sucesso pela companhia com foco no cliente, investimento em tecnologia, inovação de produtos baseados na necessidade dos clientes e canais de distribuição diversificados. “Acreditamos que a Prudential vem fazendo diferença no setor porque nosso modelo de vendas, assim como os produtos que oferecemos, é baseado na necessidade do cliente”, cita.

Um dos grandes trunfos da Prudential frente aos concorrentes está no investimento feito nos corretores franqueados Life Planners, que atuam como consultores especializados em planejamento financeiro e ofertam produtos que atendem a diferentes perfis de consumidores. São mais de 1,6 mil corretores franqueados distribuídos em 34 pontos de apoio nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do país.

“Também atuamos com parcerias comerciais com bancos e corretoras para ampliar a distribuição de nossos produtos. Outro canal que apresentou bom desempenho este ano foi o de massificados. Em parceria com Mercado Pago, ampliamos o acesso ao seguro de vida e facilitamos a jornada de compra dos clientes oferecendo, por meio digital, coberturas a partir de R$ 6,99”, diz. Para contribuir com a nossa estratégia de expansão e representatividade no país, a seguradora criou neste ano a vice-presidência de Estratégia e Inovação para acelerar nosso crescimento e fortalecer ainda mais nosso propósito de proteção.

Para 2024, o otimismo é certo. “O mercado de seguros é bastante promissor e tem projeção positiva de crescimento para o próximo ano. Um dos segmentos que puxarão essa alta são os relacionados à proteção da vida. Acredito que investir em inovação e tecnologia aliado a um atendimento e produtos personalizados são essenciais para nos diferenciarmos no mercado. Nosso pioneirismo e estratégia assertiva nos tornou hoje um dos líderes do segmento de seguro de vida do Brasil. Precisamos sempre olhar para as transformações e evoluções necessárias para garantir um futuro próspero para nossa organização e nossa comunidade”.

A busca por eficiência organizacional, aumento de produtividade e automação contribuirão para impulsionar o crescimento, garante Raposo. Para isso, está no orçamento do ano seguir investindo forte em transformação digital, no desenvolvimento de produtos e serviços e, acima de tudo, ressalta, sempre ouvindo o mercado e atentos às necessidades da população e de nossos segurados.

2023 foi um ano excepcional para a Prudential, ano de comemoração dos 25 anos de atuação no Brasil. “Batemos uma série de recordes financeiros e operacionais. Superamos a marca de 4 milhões de clientes e mais de R$ 3 bilhões em benefícios pagos. Desenvolvemos uma série de produtos inovadores no mercado, como as coberturas para cirurgias e quebras de ossos, seguro prestamista e o novo Prudential Vida e Saúde, primeiro seguro de vida com cobertura vitalícia para doenças graves. Também consolidamos o Minha Primeira Proteção, única cobertura do mercado para doenças graves voltada para crianças e adolescentes de 2 a 13 anos”, numera.

Para o próximo ano, o plano é ampliar ainda mais nossa presença no país, fortalecer os canais e o relacionamento com nossos clientes, parceiros e franqueados, inaugurar novos pontos de apoio, captar novos Life Planners e firmar novas parcerias comerciais. “Com o ciclo de queda na taxa Selic, combinado com o arrefecimento da inflação, passaremos a ter um ambiente propício ao crescimento econômico sustentável da economia brasileira, impactando positivamente todos os seus setores.”

Sobre as preocupações para 2024, Raposo afirma que a Prudential está há 25 anos no Brasil e acredita no potencial do país. “Estamos acompanhando as projeções de mercado para o crescimento do setor com olhar otimista. Porém, os desafios são grandes. Estudo que realizamos em parceria com a FGV apontou que quase 60% demonstram falta de tranquilidade por não contar com um seguro de vida. E enquanto somente cerca de 18% dos brasileiros tiver seguro de vida, nosso desafio seguirá sendo democratizar o acesso e levar proteção financeira para o maior número de pessoas”, comenta.

Outro desafio, segundo ele, é contribuir para a desmistificação do seguro e o papel, como seguradora, para torná-lo mais conhecido. O estudo mostrou também que o desconhecimento é um dos fatores para a não contratação. “Hoje, pouca gente sabe que o seguro de vida é um aliado para o cliente ainda em vida. Na Prudential, oferecemos diversas coberturas e assistências, como doenças graves, diárias de internação hospitalar ou acidentes pessoais que podem beneficiar profissionais autônomos, por exemplo”, aposta.