Brasil,

Cidades inteligentes: confira quatro startups que se propõem a discutir o bem-estar nas grandes cidades

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ketheleen Oliveira
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros

O conceito de Smart City (cidades inteligentes) tem se popularizado e se refere a cidades que aliam tecnologia e inovação para promover melhorias na qualidade de vida de seus habitantes e facilitar as suas atividades cotidianas. Ele inclusive faz parte da lista de missões definidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI), em maio deste ano, para elaborar uma nova política industrial para o Brasil.

No entanto, o conceito está sendo trabalhado no mundo inteiro. Neste contexto, um grupo de participantes do Ciclo Lisboa do Startup OutReach Brasil, programa de internacionalização de startups brasileiras, se reuniu para discutir seu papel na construção desses ambientes inclusivos e inteligentes, compartilhar oportunidades de trabalho e cooperação.

Conheça quatro delas e suas abordagens:

Bright Cities

A Bright Cities é uma plataforma para diagnóstico de cidades inteligentes. São utilizados 160 indicadores globais, alinhados com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU e com indicadores das ISO, que avaliam 10 áreas de gestão urbana. Também é utilizado um roteiro personalizado de soluções adequadas para problemas específicos do município.

Toda essa análise fica disponível em um relatório de cidades inteligentes, que pode ser gerado a qualquer momento pelos usuários. Ele identifica oportunidades de melhoria, reúne tecnologias disponíveis e cria um roteiro de evolução para converter gradualmente municípios de qualquer tamanho e nacionalidade em smart cities.

MeuResíduo

Classificada como cleantech, a meuResíduo é uma startup com foco na área de sustentabilidade das empresas, que traz uma solução SaaS (software como serviço), entregando mais governança na cadeia do resíduo, da geração até o destino final.

A empresa atende desde consultorias ambientais até geradores, transportadores, recicladores e destinadores de resíduos, auxiliando-os em seus processos internos. Além disso, também compartilha informações entre os atores e parceiros em uma relação comercial, trazendo total rastreabilidade e segurança na informação gerada em cada elo da cadeia. Recentemente, foi eleita como Top 1 Cleantechs no Brasil e Top 1 CityTechs da Colômbia pelo 100 Open Startups de 2023.

Personal2travel

A Personal 2 Travel desenvolve soluções de hiper personalização e inteligência para o turismo, que se encaixa no conceito de Smart Cities por meio da definição de smart destinations.

A plataforma cria um perfil de cada viajante baseado na sua personalidade, no que ele deseja para sua viagem. A partir disso, ela possibilita que os destinos se apresentem de uma forma diferente para cada viajante. Ou seja, uma só cidade pode oferecer experiências diferentes para cada viajante, de forma simultânea. Isso faz com que o turismo seja mais valorizado e feito sob medida para cada um.

Portal de Compras Públicas

O Portal de Compras Públicas aproxima a iniciativa privada das necessidades de compras de bens e serviços dos entes públicos, principalmente na esfera municipal. A startup automatiza processos licitatórios, concentrando oportunidades de negócios de diversos entes em um só lugar e simplificando a participação do fornecedor.

O resultado é a aceleração de até 76% no prazo médio dos processos licitatórios – cerca de 21 dias, desde a publicação à homologação do processo.

Segundo números informados pela startup, são atendidos atualmente cerca de 3 mil municípios brasileiros, com um marketplace de mais de 400 mil empresas cadastradas, transacionando cerca de R$400 milhões diariamente no portal, sem a utilização de recursos públicos.

Todo o custeio é feito por uma taxa de uso da plataforma paga pelo fornecedor, fixa e sem qualquer forma de participação de resultados ou corretagem. Já para processos de menor volume financeiro, como as dispensas de licitação, acontecem gratuitamente para todos os usuários.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar