Multiplicando seu 13º: estratégias inteligentes para investir no futuro

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Aryani Andrade

Multiplicando seu 13º: estratégias inteligentes para investir no futuro

Recomendação é diversificar os investimentos, mas a escolha depende do objetivo

Com a chegada do final do ano, muitas pessoas se preparam para receber o tão esperado 13º salário e outras bonificações. É o momento perfeito para pensar estrategicamente e utilizar esses recursos extras de maneira inteligente, visando não apenas o presente, mas também o futuro.

Até o dia 20 de dezembro, as empresas devem efetuar o pagamento da segunda parcela do décimo terceiro salário, proporcionando um reforço significativo no orçamento familiar. Esse montante adicional não só auxilia os trabalhadores no acerto de dívidas pendentes, mas também permite o planejamento para despesas comuns no início do ano, como IPVA, matrícula escolar e IPTU.

Uma opção favorável e acessível é direcionar parte desses valores para investimentos que podem gerar retornos significativos ao longo do tempo. Segundo Danielle Melissa Buzzi, Gerente de Produtos e Negócios da Únilos, Cooperativa que integra o Sistema Ailos e conta com mais de 1,5 milhão de cooperados, CDBs e LCIs prefixados têm a maior rentabilidade no atual cenário de queda da taxa de juros, com média anual de 13,90%. Ou seja, investir R$1.320 (salário mínimo de 2023) nesses títulos poderia render R$1.503,48 em um ano.

Quando se fala em cooperativas, outra opção é o investimento na Cota de Capital que representa a participação no Capital Social da Cooperativa, refletindo a condição de sócio e cooperado. Além disso, as cotas desempenham um papel importante como fonte de recursos para a Cooperativa, contribuindo para a estabilidade e solidez, e permitindo a oferta de empréstimos a taxas mais vantajosas. Cada cooperado tem a opção de criar seu Plano de Cotas, uma modalidade de investimento a longo prazo. Nesse plano, o cooperado decide o valor que será debitado mensalmente da conta corrente, sendo investido em seu Capital Social. Além disso, é possível realizar novos aportes a qualquer momento, proporcionando flexibilidade e adaptabilidade às necessidades.

A recomendação é diversificar os investimentos, mas a escolha depende do objetivo. Para resgates a curto prazo, priorizar opções mais conservadoras, como Tesouro Selic, CDB e fundos DI são boas alternativas.

Dicas para iniciantes no universo dos investimentos

Se você é um investidor iniciante, não se preocupe. Existem recursos e informações disponíveis para ajudar você a dar os primeiros passos com confiança. Recomendamos o canal do Youtube da Ailos, onde você encontrará vídeos informativos e dicas valiosas para começar a investir de forma consciente.

O canal oferece conteúdo especializado, desmistificando o universo dos investimentos e fornecendo orientações práticas. Confira o vídeo especialmente preparado com dicas para investir o seu 13º salário.

Aproveitar o 13º salário e bonificações para investir é uma maneira inteligente de dar um impulso ao seu futuro financeiro. Ao começar o ano com ações concretas, você coloca seus planos em prática e constrói uma base sólida para alcançar seus sonhos.

Não deixe essa oportunidade passar. Assista aos vídeos do canal para obter dicas importantes, pesquise sobre as opções de investimento que melhor se adequam aos seus objetivos ou encontre um posto de atendimento mais perto de você para sanar possíveis dúvidas.

Sobre a Únilos

Com 26 anos de atuação, a Cooperativa de Crédito da Grande Florianópolis possui mais de R$267 milhões em ativos e oito unidades de atendimento, nas cidades de Florianópolis, São José e Palhoça. Além de soluções financeiras, a Únilos está ativa na contribuição dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. A Cooperativa faz parte do Sistema Ailos, com mais de 1,5 milhão de cooperados nos três estados do Sul do Brasil.

Sobre o Ailos

Constituído em 2002, o Ailos - Sistema de Cooperativas conta com mais de 1,5 milhão de cooperados, 13 cooperativas singulares de crédito, uma central e uma corretora de seguros. São mais de 300 postos de atendimento e mais de R$ 20 bilhões em ativos. Com atuação física nos três estados do Sul do país, contribui e promove o crescimento sustentável e desenvolvimento social das comunidades onde atua por meio de suas filiadas: Acentra, Acredicoop, Civia, Credcrea, Credelesc, Credicomin, Credifoz, Crevisc, Evolua, Transpocred, Únilos, Viacredi e Viacredi Alto Vale.