Planejamento e proteção de vida do brasileiro foi destaque em evento promovido pela CNN Brasil em parceria com a Fundación MAPFRE
Seguro de vida, educação financeira e proteção dos brasileiros foram as pautas discutidas no primeiro painel que abordou o “Planejamento de vida e proteção de vida do brasileiro” no evento CNN Talks que aconteceu na última quarta-feira, 13 de dezembro em São Paulo, que teve como parceria a Fundación MAPFRE. E como principais convidados, o evento recebeu a Diretora Técnica da MAPFRE, Hilca Vaz, Thiago Ayres, Superintendente de Estudos e Projetos da CNseg, Vera Rita de Melo Ferreira, Presidente da IAREP e Fernando Nakagawa, jornalista e comentarista econômico do grupo CNN.
Hilca Vaz destacou a importância do Seguro na vida dos brasileiros e a partir de pesquisas e comparações com coberturas de outros territórios, mostrou como é crucial a cobertura. “Enquanto no Japão cerca de 90% das famílias contam com algum tipo de seguro, nos Estados Unidos mais de 90% da população possui pelo menos um seguro de vida, contrastando com o Brasil, onde menos de 20% da população é segurada. Ou seja, apenas 17% das pessoas possuem algum tipo de proteção.” Além desse ponto, ela enfatizou que o Seguro de Vida é mais do que um ressarcimento quando o segurado falece, mas uma prevenção e oportunidade de tratamento e cuidados para o futuro. “O seguro de vida vai além da indenização por morte, cobrindo tratamentos de doenças, cirurgias e despesas médicas. Sua procura tem crescido devido à capacidade de atender às diversas necessidades das pessoas em diferentes fases da vida, principalmente em meio à instabilidade econômica no país.”
Outro ponto interessante abordado pela Diretora foi sobre a comunicação dentro do universo dos seguros, a famosa linguagem ‘Segurês’, que visa facilitar os termos padronizados, deixando o segurado mais confortável na hora de conhecer mais sobre o seu seguro, ou seja, o objetivo é acolher e desmistificar a comunicação, ligando-a com a educação. “O objetivo principal é simplificar a compreensão do seguro de vida. Queremos mostrar às famílias que é uma proteção necessária e acessível. Essa missão não é apenas da seguradora, mas também dos corretores, visando cuidar daqueles que amamos.”
Por fim, o painel teve outros assuntos discutidos pelos demais convidados, como o planejamento financeiro dos brasileiros ao longo dos anos e como o seguro se tornou uma peça importante na vida de cada um, e a performance do setor de seguros de vida em 2022, que destacou o aumento na procura devido ao avanço da vacinação e melhorias na logística, com um crescimento de demanda de 11,3%. Além disso, foram discutidos os desafios e oportunidades do setor, focando em aumentar a participação do seguro na população, detalhando as metas do Programa de Desenvolvimento do Mercado Segurador (PDMS) até 2030, que inclui quatro pilares: instituição, imagem do seguro, eficiência regulatória e sustentabilidade.
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