A importância do feedback nas empresas

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mariana Martins

A importância do feedback nas empresas

Uma pesquisa revelou que 94% dos funcionários têm uma compreensão mais aprofundada de suas funções quando os gestores realizam feedbacks

Reconhecer a habilidade de proporcionar um retorno construtivo é uma das competências primordiais dos líderes destacados. Essa ferramenta, representa um envolvimento dos membros da equipe, seja para elogiar ou melhorar. Compreender o feedback é executar seu poder transformador em uma organização.

De acordo com André Minucci, mentor de empresários, ao final do ano, é comum que as pessoas façam uma pausa para refletir sobre os aspectos positivos do ano corrente e suas aspirações para os próximos 12 meses. Por essa razão, nesta fase, é frequente as empresas conduzirem a tão conhecida análise crítica com seus colaboradores.

Uma pesquisa da plataforma Feedz, especializada em aprimorar o engajamento e o desempenho das equipes, revelou que 94% dos funcionários têm uma compreensão mais aprofundada de suas funções quando os gestores realizam feedbacks.

Como dar o feedback?

Quanto à abordagem do feedback, é crucial que o fornecedor seja empático em primeiro lugar, descrevendo os comportamentos observados de maneira clara e assertiva. "Se possível, apresentar exemplos concretos e elucidar o impacto do comportamento no desempenho do profissional e da equipe. Além das críticas, é relevante ouvir o colaborador e estabelecer metas conjuntas para o aprimoramento", destaca André. Vale lembrar que os feedbacks positivos também desempenham um papel crucial ao reforça resultados desejados.

E para aqueles que recebem o feedback?

É imperativo adotar uma postura receptiva, ouvir atentamente as críticas e evitar levá-las para o lado pessoal. "Caso haja discordância, buscar um diálogo construtivo e demonstrar proatividade na busca por soluções mutuamente benéficas. Manter a mente aberta e estar sempre disposto a aprender e crescer com os feedbacks são atitudes essenciais", enfatiza André.

Empresas de treinamentos especializadas podem desempenhar um papel crucial na construção de uma cultura de comunicação eficiente e transparente. Integrar o desenvolvimento profissional como parte integrante do plano de crescimento é uma estratégia valiosa.

"A diferenciação entre um feedback eficiente e ineficiente reside no planejamento e na execução. Esse processo deve ser planejado, com uma organização clara do conteúdo a ser abordado, visando o desenvolvimento do profissional. Para ambos, tanto quem oferece quanto quem recebe o feedback, é crucial compreender a importância desse momento."

A essência do feedback é proporcionar um benefício do funcionário, permitindo que ele se planeje e evolua com base nas diretrizes estabelecidas pela liderança. Por outro lado, para quem fornece o feedback, representa uma oportunidade de apoiar ativamente a elaboração do Plano de Desenvolvimento Individual.

A ênfase na empatia, clareza e diálogo construtivo durante o processo de feedback contribui para o crescimento mútuo. Portanto, entender o feedback como uma ferramenta estratégica, planejada e direcionada ao desenvolvimento, cria um ciclo virtuoso em que líderes capacitados moldam equipes engajadas, e profissionais receptivos se tornam agentes ativos de seu próprio aprimoramento.

“Em última análise, o processo de feedback não é apenas uma análise pontual, mas uma jornada colaborativa em direção à excelência, onde cada interação construtiva representa um passo significativo rumo ao sucesso coletivo e individual”, diz André.