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Desempenho fraco na Black Friday? Saiba que ainda dá tempo de recuperar as vendas para o Natal

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Carolina Mazzer
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Executivo destaca ações estratégicas que podem ajudar lojistas a reverterem a situação e conquistar êxito nas vendas de fim de ano

A Black Friday deste ano registrou mais de 8,2 milhões de pedidos, uma queda de 16,3% no desempenho da data em comparação a 2022, segundo dados da plataforma Hora a Hora, da Confi.Neotrust. Boa parte desta má performance se deve ao grande desafio financeiro pelo qual a população brasileira está passando; de acordo com a pesquisa da Confederação Nacional do Comércio (CNC), 78% das famílias estão endividadas e evitando novos gastos. E mais: em outubro, o Serasa registrou quase 72 milhões de brasileiros em situação de inadimplência.

Para Eric Vieira, head de e-commerce, da multinacional FCamara, ecossistema de tecnologia e inovação que potencializa o futuro de negócios, a adaptação constante às circunstâncias econômicas e a capacidade de inovação são elementos cruciais para superar as adversidades e revitalizar eventos como a Black Friday.

“À medida que a economia se estabilizar e as incertezas diminuírem, nos próximos anos, espera-se que o brilho dessa tradição seja restaurado — lembrando que agora é a hora de se concentrar no Natal e o pós-venda da Black Friday é o momento perfeito para estender sua visibilidade até lá”, conta.

Para Eric, as vendas de fim de ano, especialmente no Natal, devem ser vistas com muito cuidado. Para ter sucesso no período, oferecer um serviço personalizado pode ser crucial, além de outros cuidados. “Envio de SMS e mensagens-padrão no WhatsApp já não atraem tanto. Lembre-se de criar ações personalizadas com os clientes que compraram na Black Friday, pois isso pode apoiar as compras de Natal. Além disso, evite atrasos na entrega e falta de produtos no estoque, garantindo a boa imagem da loja em um período tão movimentado”, destaca.

O executivo elenca algumas dicas para recuperar as vendas nas festas de dezembro e conquistar os resultados esperados até o fim do ano:

Conecte os canais de venda e seja flexível

A integração do e-commerce, aplicativos, WhatsApp e lojas físicas é fundamental para o sucesso das vendas. Assim, o cliente poderá pesquisar online e comprar na loja ou pedir para receber em casa, falar sobre seu pedido em qualquer canal disponível, interagir nas redes sociais, entre outras possibilidades advindas dessa conexão e flexibilidade. Tudo isso proporciona grande comodidade — afinal, os consumidores podem fazer compras de onde estiverem, no momento que desejarem — e pode ser decisivo nas compras de fim de ano.

Ofereça opções de meio de pagamento

Depois dos descontos na Black Friday, os clientes que adquiriram produtos podem estar com receio de realizar novas compras. No entanto, oferecer formas de pagamentos atrativas podem fazê-los mudar de ideia e adquirir novos itens em sua loja, além de ser uma ótima oportunidade para atrair potenciais novos compradores.

Além de resultar em uma jornada de compras mais fluida, alternativas de pagamento simplificadas, como Pix e QR Codes, também abastecem os compradores da sensação de que a compra é tangível e está na “palma da mão”. “Ganha aquele que vende a percepção de barato”, defende o executivo.

Invista pesado na criatividade dos conteúdos nas redes sociais

Considerando o número de pessoas conectadas o tempo todo, as redes sociais podem ser canais importantes de contato com seus clientes e, muitas vezes, serão o principal ponto, o primeiro que o usuário procura.

Sendo assim, invista em fotos e vídeos que chamem a atenção e tragam mais do que somente os produtos em si. Uma boa opção é pensar em conteúdos que mostrem os itens em situações cotidianas, ou mesmo usar áudios e tendências do momento. Todo o conteúdo deve ser pensado para aumentar a conversão final.

Prepare sua equipe para trabalhar com alto fluxo de clientes

O final do ano é um período de grande movimento, portanto, requer uma preparação prévia adequada. Sendo assim, treine sua equipe para lidar com o volume extra de pessoas circulando pela loja. Além de atender com qualidade, eles podem fidelizar e trazer os clientes para as outras épocas do ano.

Preparar-se para o alto fluxo de clientes vale também para o e-commerce e os demais canais de atendimento. Prepare seu site para receber o alto fluxo de pessoas navegando simultaneamente, e entenda as demandas de estoque e distribuição necessárias para cumprir com todos os pedidos. A loja online deve ter uma estrutura robusta para evitar lentidão e sobrecarga de tráfego, que podem afastar os consumidores do seu negócio.

Invista em ferramentas que tragam performance para sua loja

Existem no mercado muitas ferramentas estratégicas que podem simplificar tarefas simples e auxiliar na rotina da loja, seja ela online ou física. Procure recursos que melhorem o desempenho da gestão de estoques, automatize processos operacionais e análise de dados. Essas tecnologias permitem que a empresa tenha acesso a relatórios e informações para tomadas de decisões mais alinhadas aos objetivos do negócio.

Sobre a FCamara

A FCamara, multinacional brasileira, é um ecossistema de tecnologia e inovação que potencializa o futuro de negócios integrando visão estratégica com execução inteligente, lado a lado com seus clientes, para proporcionar experiências transformadoras. Com um time altamente especializado, o grupo atua em Transformação Digital, E-commerce & Marketplace, Inovação, Cloud & Cibersegurança, Open Finance & Open Insurance, Data & Analytics e Marketing Digital, junto aos principais players de varejo, saúde, seguros, mercado financeiro, indústria e outros segmentos. Foi eleita 5 vezes a Melhor Empresa na categoria de serviços de e-commerce pela ABComm, reconhecida na categoria Transformação pelo ISG Paragon Awards, líder no quadrante Agile Application Development Projects, no estudo ISG Provider Lens™ Next Gen ADM Services. A empresa também é líder em soluções digitais, considerada a maior empresa de serviços para e-commerce da América Latina. Hoje, o grupo conta com operações no Brasil, Europa e Reino Unido, e mais de 1.000 empresas atendidas em sua história. Saiba mais em www.fcamara.com.


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