Quer vender mais no Natal?
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Por Ohannes Kiledjian
Dezembro está aí e os varejistas já estão no ritmo alucinante das vendas de Natal, afinal, é nessa época que o mercado ganha mais fôlego com a entrada do 13º salário e as pessoas também estão mais dispostas a gastar. Além dos presentes para familiares e amigos, muitos aproveitam para trocar os móveis, reformar a casa e comprar o presente dos sonhos.
O Natal é a data comemorativa mais importantes para os lojistas, por isso, é importante se preparar para vender o máximo que puder e atrair mais clientes para sua loja.
Nessa época, o consumidor geralmente procura comprar eletrônicos, eletrodomésticos, roupas e calçados, brinquedo, perfumes e cosméticos, além de alimentos e bebidas, e não importa se a loja é física ou virtual, aqui vão algumas dicas que vão lhe ajudar a aumentar suas vendas, independente do seu tipo de negócio:
Planeje com antecedência
Se organize para sua empresa não ter problemas no Natal. Saiba os produtos que vai vender e o público que quer atingir. Estude o mercado e elabore estratégias para usar durante o mês de dezembro.
Controle o estoque
Programe e controle seu estoque para não perder clientes falta de mercadoria. Procure fornecedores com preços e prazos adequados ao seu negócio e prepare sua equipe para atender todos os pedidos, pois a demanda é maior.
Esteja na internet
Marque presença em todos os lugares possíveis na internet para fixar sua marca. Interaja com seus seguidores e estimule o engajamento nas publicações utilizando enquetes no Instagram, votações, caixinha de perguntas, etc.
Divulgação temática
Produza posts interessantes para os consumidores nas redes sociais e não perca a chance de decorar suas publicações com design temático de Natal quando postar banners, fotos ou vídeos.
Destaque seus produtos
Invista na decoração para vender mais e insira elementos temáticos. Se for um ponto físico, espalhe balões, guirlandas e estrelas. Se for uma loja online, insira elementos para dar uma cara mais natalina.
Faça promoções
Faça promoções de diferentes formatos e monte um calendário para promover ações ao longo do mês. Pode ser combos e kits, cupons de descontos, frete grátis e vales-presentes.
Venda em vários canais
Venda no Facebook, no Instagram e até no WhatsApp. Explore os recursos que essas plataformas oferecem e mantenha elas sempre atualizadas com seus produtos.
Capriche na entrega
As pessoas esperam ter os produtos em mãos o mais rápido possível. Se você trabalha com entregas ou encomendas, escolha a opção mais ágil e de melhor custo-benefício e programe-se para evitar qualquer tipo de imprevisto no envio da mercadoria.
Invista em tecnologia
Invista em aplicativos de gestão e vendas para agilizar e otimizar as atividades do dia a dia, como a organização dos pedidos, controle de estoque e cadastro de produtos. Isso ajuda a reduzir custos e tempo das tarefas, contribuindo para o aumento da produtividade.
Formas de pagamento
Aumente os meios de pagamento para conquistar novos clientes e fidelizar quem já compra na sua loja. Além do dinheiro, cartão de débito e crédito, use carteiras digitais, Pix, QR code, boleto bancário, links de pagamento, transferência bancária e parcelamento.
Torne-se inesquecível
Seja diferente e ofereça mais do que os produtos em si. Dê brindes para os consumidores como amostras grátis, doces ou cupons e descontos na próxima compra. Decorar as embalagens com o tema Natal também é uma forma de agradar.
Atendimento com agilidade
Usar uma comunicação assertiva é fundamental. Seja simpático com as pessoas e mostre-se proativo para resolver os problemas e tirar suas dúvidas. Priorize a transparência e agilidade durante o atendimento.
Aposte no pós-venda
Mantenha contato com os consumidores após a venda. Envie por e-mail ou WhatsApp as novidades, promoções e informações para que eles fiquem por dentro de tudo que acontece. Faça pesquisas de satisfação com os compradores para ter uma noção de como está o atendimento e a experiência deles na sua loja.
Faça um balanço e reveja estratégias
Analise os relatórios e estatísticas das vendas de Natal. Verifique como foi seu faturamento e ticket médio e quais estratégias que o ajudaram a conseguir esses números. Caso as vendas não tenham sido como o previsto, estude e se planeje melhor para o ano que vem.
Sobre Ohannes Kiledjian
Ohannes Kiledjian é executivo na área de vendas, com passagem por empresas nacionais de grande porte do setor de varejo com foco no segmento de calçados femininos onde ocupa posição de referência em excelência em vendas no ramo de representação. Com experiência em gestão e estratégias de vendas diretas para atacado, varejo e lojas de departamento, desenvolve projetos voltados para pré e pós-venda e gestão de showroom. Atua como consultor e palestrante no segmento.
Renata Rebesco
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