Minha empresa é pequena, vale a pena ter controle de ponto digital?

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Aline Porffirio

Combate à fraudes e o cumprimento da legislação trabalhista são algumas das vantagens ao usar as tecnologias disponíveis no mercado

Quem é empresário sabe, sua empresa até pode ser pequena, mas quando se trata de gestão de pessoal, tamanho não é documento. Por isso, o controle de ponto digital pode trazer inúmeros benefícios mesmo para negócios em crescimento, como otimização da rotina dos colaboradores e mitigação de riscos financeiros e reputacionais à marca.

Independente do porte da empresa, a gestão de pessoas não é uma tarefa fácil. Administrar horários, escalas e folgas requer tempo, concentração e preparo da equipe, por isso, um dos maiores desafios em relação ao controle de ponto é lidar com a possibilidade de erros humanos. Quando feito dessa forma, esse procedimento pode conter inconsistências comuns em seu fechamento, como conflito de horários, defasagem na contabilização de horas extras, faltas não justificadas e até perda permanente de dados. “É extremamente arriscado gerenciar o ponto de uma empresa de forma manual hoje em dia, independente do seu tamanho. Qualquer erro pode acabar custando caro à companhia, como processos e sanções trabalhistas. Já com um sistema digital, a precisão é garantida. Cada registro é automaticamente computado e calculado, reduzindo significativamente o risco de erros”, explica Jocimar Ristow, diretor da Simpax, empresa especializada em soluções para controle de ponto, acesso e presença.

Segundo Ristow, outra vantagem do uso de sistemas para controle de ponto digital é a otimização do tempo. “Pequenas empresas muitas vezes têm recursos limitados, o que torna cada minuto e cada centavo preciosos. Com um sistema de controle de ponto digital, a gestão de frequência se torna muito mais eficiente. Não é necessário gastar tempo lidando com planilhas ou cálculos manuais. Os relatórios são gerados de forma prática, permitindo que o colaborador foque em tarefas mais importantes para o core business da empresa”, destaca. O mercado oferece hoje diferentes tecnologias e soluções para esse modelo de trabalho. É possível administrar o ponto de colaboradores à distância, com aplicativos e softwares que funcionam por reconhecimento facial e até mesmo sem conexão com a internet.

Conformidade legal

A legislação trabalhista brasileira exige que empresas com dez ou mais funcionários efetuem o controle e registro de ponto de seus colaboradores. Quem infringir a lei pode ser autuado e sofrer diferentes processos na justiça.

Essa é também uma forma de proteger o empregador contra registros fraudulentos ou adulterados, dando mais transparência aos processos internos e à rotina da empresa.

No entanto, podemos concluir que o controle de ponto digital não é uma exclusividade das grandes corporações. Pequenas empresas também podem colher os benefícios desse sistema, que oferece maior eficiência, economia de tempo, recursos e conformidade legal. Se sua empresa é pequena, a gestão de ponto digital pode ser a peça-chave para otimizar seu Departamento Pessoal e impulsionar seu crescimento. Por isso, não deixe a oportunidade passar, use a tecnologia a favor do seu negócio.

Simpax - A Simpax é uma empresa focada em oferecer soluções inteligentes para gestão de ponto, acesso e presença. Com mais de 10 anos de mercado, a empresa atua em diversos segmentos, como empresarial, industrial, administração pública, educacional, alimentício, entre outros. Atualmente, tem em seu portfólio mais de 15 produtos que visam proporcionar aos seus parceiros uma gestão mais eficiente e sustentável.