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O papel do RH e da tecnologia na adoção da semana de quatro dias

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O papel do RH e da tecnologia na adoção da semana de quatro dias

por Paulo Oliveira, Gerente de Marketing da Apdata

A semana de quatro dias de trabalho será testada no Brasil a partir de novembro. O projeto, liderado pela Reconnect Happiness at Work, em parceria com a 4 Day Week Global e o Boston College, selecionou 20 empresas que irão reduzir a jornada para 32 horas até maio de 2024. A ideia é usar a lógica “100 – 80 – 100“, que significa 100% do salário, 80% do tempo e 100% de produtividade.

As empresas participantes da iniciativa estão recebendo orientações e treinamentos desde junho. Vale destacar que não é algo implantado instantaneamente, é preciso planejamento para reestruturar os processos, a comunicação, a gestão de tempo e as métricas. Por isso, o RH é peça-chave para que a jornada de quatro dias tenha sucesso em uma empresa. Para isso, o setor precisa contar com soluções que automatizem as rotinas e forneçam indicadores e relatórios facilmente.

O projeto já foi testado em diversos países como Bélgica, Islândia, Nova Zelândia, Espanha e Reino Unido. De acordo com Reconnect Happiness at Work, muitas empresas relataram redução no absenteísmo. Mas para isso ser avaliado de forma efetiva, contar com um sistema de gestão de RH faz muita diferença, já que é possível acessar facilmente esses dados e gerar relatórios para mensurá-los.

O projeto coloca as pessoas no centro das tomadas de decisões, por isso o RH deverá acompanhar e analisar os impactos da nova jornada nos colaboradores. Avaliar os níveis de produtividade e engajamento no teste da semana de quatro dias é fundamental. Para que isso seja possível, é fundamental que as tarefas rotineiras e manuais sejam automatizadas, e os profissionais de recursos humanos possam se concentrar nessas avaliações e estratégias.

Para compreender melhor como o novo modelo está impactando no dia a dia dos colaboradores, o RH pode aplicar pesquisas. Neste sentido, os questionários devem ser bem estruturados para que os resultados mostrem de forma assertiva como está sendo a experiência. Ou seja, a tecnologia aqui também é primordial, pois manualmente seria totalmente inviável um levantamento como esse.

Também é certo que haja muitas dúvidas dos colaboradores, e contar com uma comunicação assertiva fará toda a diferença. Ter um portal que permita compartilhar as informações com os colaboradores traz mais segurança e clareza durante esse processo. Além disso, incentiva mais autonomia ao contratado, que pode fazer solicitações, consultar e atualizar os dados, e até mesmo gerar declarações automaticamente.

Na medida em que o mundo continua a evoluir de modo acelerado, o modelo de trabalho tradicional está perdendo espaço, seja para o formato remoto, híbrido e agora com semana de quatro dias. O RH está no centro dessas mudanças e para conseguir que sejam implementadas com sucesso, garantindo a produtividade e uma boa experiência do colaborador, é essencial contar com a tecnologia.


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