Trabalhador que assume o erro é mais feliz
Foto: Prostock-studio/Divulgação candidatos.
Trabalhadores confiantes apresentam desempenho melhor que os demais colaboradores e a 23ª edição do Índice de Confiança Robert Half mostra que a felicidade está presente em muitos empregos.
Após ouvir mais de mil profissionais, dentre recrutadores, trabalhadores empregados e desempregados com mais de 25 anos e formação superior, chegou-se à conclusão que 79% dos profissionais se sentem felizes com o trabalho.
A mesma pesquisa mostrou ainda que 69% dos entrevistados afirmam que gostam muito do que fazem, 62% alegam que conseguiram equilibrar vida pessoal e profissional, além dos 51% que se sentem realizados com o trabalho.
Para Karina Pelanda, Gerente de Recrutamento e Seleção de Recursos Humanos na RH NOSSA, a felicidade pode gerar funcionários resilientes, produtivos e mais leais. Para quem ainda não se sente feliz e confiante no trabalho, é preciso aumentar sua confiança no trabalho.
A principal razão para um colaborador não se sentir seguro pode ser a sua produtividade, que também acontece no sentido inverso, pois a falta de produtividade afeta a confiança:
“O ideal é que o colaborador preste muita atenção na tarefa, sem perder a concentração. Uma dica é dividir as atividades de trabalho em etapas para reduzir a fadiga e tornar os projetos grandes mais gerenciáveis. Ao se manter o controle de cada etapa, a jornada de trabalho fica mais fácil para gerenciar e, consequentemente, geram mais confiança”.
Reconheça os erros e trabalhe para evitá-los
Assumir a responsabilidade ao se cometer um erro também melhora a autoestima, desde que essa atitude seja realmente assimilada:
“A melhor maneira de evitar que um erro afete a confiança é assumir a responsabilidade pelo erro e tomar medidas para corrigi-lo. Erros acontecem e o próprio colaborador deve aprender com o que aconteceu ao invés de terceirizar a culpa para outra pessoa ou situação”.
O próximo passo para que este erro não escale a ponto de acabar com a confiança é comunicar às pessoas afetadas pelo erro, explicar o que aconteceu e mostrar o que será feito para corrigir. Ao tomar estas medidas, são grandes as chances de gestores e colegas darem um voto de confiança:
“O que não pode é o colaborador se esconder ou apenas pedir desculpas sem solução. Vai criar uma atmosfera interna péssima e a confiança deste colaborador e dos colegas com relação a ele será abalada” completa Karina.
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