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De olho na Black Friday? Veja como se proteger de golpes e fraudes

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Karin Del Nóbile Mateus
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Especialista do Banco PAN reforça cuidados para aproveitar a data de forma mais segura e inteligente

Com a aproximação da Black Friday, o varejo trabalha com expectativa de aumento das vendas e os consumidores se preparam para encontrar boas ofertas. Dados da Neotrust apontam para a previsão de faturamento 12,6% maior em relação a 2022 e, antes mesmo da data oficial, lojas já começam a anunciar promoções e condições especiais. Para garantir uma boa experiência e compras mais seguras, Flávio Guerato, Superintendente Executivo de Segurança Corporativa do Banco PAN, plataforma digital completa de banking e consumo, lista algumas dicas para aproveitar sem dor de cabeça:

1. Não se deixe seduzir pela oferta sem pesquisar

Na época de Black Friday somos bombardeados por promoções e mensagens que sinalizam descontos imperdíveis, mas não deixe de pesquisar para avaliar qual o preço médio de cada produto e entender se o valor vale a pena. Viu um item da sua lista com um preço incomum? Pesquise em outras lojas, avalie comentários no link e faça uma busca pelas redes sociais para certificar sobre a experiência de outros consumidores.

Um outro recurso que pode ajudar, é se cadastrar em sites de comparação de valores, como o Shopping PAN ou no Buscapé, que possibilitam a consulta de preços em um período de até um ano, comparação de preços entre lojas e alerta de preços.

2. Verifique se a loja é confiável

Cuidado com ofertas e produtos de estabelecimentos que você nunca ouviu falar. Como a data movimenta o comércio, muitos golpistas criam anúncios se fazendo passar por lojas conhecidas. Por isso, antes de efetuar uma compra, certifique-se de que o site é oficial, que a loja é confiável, veja se o estabelecimento possui perfil verificado nas redes sociais, se outras pessoas já fizeram compras na loja. Uma sugestão é conferir se há um CNPJ cadastrado para aquela empresa no Google, por meio da busca “nome da loja + CNPJ” e, antes de preencher qualquer campo com dados pessoais, verifique se o link tem o “http” com a letra “S” no final e um item de cadeado, que indica um ambiente seguro de transação.

Em casos de marketplaces colaborativos, procure avaliações e o rankeamento do lojista na plataforma. Outra fonte de informação relevante é o campo de avaliações e sites como “Reclame Aqui”.

3. Atenção aos anúncios via WhatsApp e golpes do link falso

Além das páginas fake, muitos alertas de promoção podem chegar por links ou lista de transmissão do WhatsApp. Ao clicar, o cliente pode ter seus dados pessoais coletados e usados em ações de engenharia social, como contratações de produtos financeiros e, até mesmo, compras de itens com valor elevado.

Para se prevenir dessas situações, busque mais informações sobre o remetente e confirme se o perfil daquela empresa em específico está anunciando a oferta é verificado. Além disso, certifique se você, em algum momento, se inscreveu para receber conteúdos como aquele e, em caso negativo, automaticamente denuncie o perfil e bloqueie o número.

4. A loja deu opção de pagamento em maquininha?

Confira se o visor está funcionando corretamente e se o valor corresponde à sua compra. Em caso de erro, confirme no app do seu banco se a transação foi efetuada ou não, antes de repetir o procedimento. Evite também digitar manualmente os dados do cartão em um celular ou outra maquininha sob alegação de defeito no aparelho, criminosos usam o recurso como ponte para clonagem de cartão.

Outro recurso importante é solicitar informações básicas sobre a pessoa que vai realizar a entrega, como nome e meio de locomoção.

5. Não compartilhe dados pessoais

Fez uma compra ou viu um produto e recebeu um contato suspeito por ligação ou WhatsApp pedindo para confirmar dados pessoais? Confirme a veracidade da ação antes de passar suas informações. Certifique-se que o perfil tem o selo de verificação e entre em contato com o canal oficial da Central de Atendimento da loja, disponível nas redes sociais ou sites, e informe sobre a abordagem. Em caso de persistência no contato, bloqueie o número imediatamente.

Sobre o Banco PAN

O Banco PAN S.A. (BPAN4) é um banco controlado pelo Banco BTG Pactual S.A. Possui patrimônio líquido de R$ 8 bilhões e atua como uma plataforma digital completa focada em pessoas físicas, oferecendo ampla gama de produtos por meio de tecnologia. Suas principais linhas de negócio envolvem banking, crédito, meios de pagamentos, seguros, investimentos e marketplace.


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