Ainda dá tempo de preparar seu e-commerce para a Black Friday 2023
Com mercado cada vez mais competitivo, se planejar é o melhor caminho para sair na frente dos concorrentes, defende especialista
Uma das principais datas no calendário do varejo, a Black Friday atrai mais consumidores a cada ano, com seus descontos e promoções. Em 2022, apesar da queda em relação ao ano anterior, o faturamento girou em torno de R$ 6,1 bilhões, segundo um levantamento da Neotrust com a ClearSale. Para 2023, a expectativa é que a data volte a esquentar; estima-se que 31% das pessoas já estejam pesquisando preços e produtos, de acordo com o relatório Panorama do Consumo 2023, da Globo.
Para as marcas que desejam alcançar sucesso de vendas na Black Friday deste ano, é importante arquitetar as estratégias e se planejar o máximo possível, principalmente no comércio eletrônico, que se tornou o principal meio de compra dos consumidores. Hawan Moraes, CEO e fundador da Simples Inovação, empresa com foco em modelagem de negócios para o e-commerce, acredita que esse é o melhor caminho para sair na frente dos concorrentes.
Pensando em ajudar empreendedores e varejistas com essa preparação, Hawan separou algumas dicas simples para o período. Confira:
Fique atento ao fluxo de caixa
Economicamente, este é o processo mais importante para os negócios, pois ele determina a saúde financeira das empresas. Em períodos como a Black Friday, no qual existe um fluxo de caixa maior, é preciso estar atento com as saídas e entradas de dinheiro para que não haja nenhum descontrole. Planejar questões como valores de promoções e descontos, fretes grátis, ticket médio, pagamento de fornecedores e investimentos devem vir primeiro, segundo Hawan.
“É muito difícil saber o que acontecerá no dia, principalmente quando falamos de vendas online. Não conseguimos ter uma dimensão exata de quantas pessoas comprarão, quais serão os produtos mais vendidos, inflação, entre outras métricas. Então, a ideia é traçar possíveis cenários financeiros, para que se tenha um controle maior da situação do seu negócio”, explica Hawan.
Organize seu estoque
Gerenciar o estoque já não é uma tarefa fácil, ainda mais quando se tem um número alto de pedidos em um curto espaço de tempo. Para que não haja problemas como falta de produtos, desperdício de mercadoria, atrasos no envio, entre outras dificuldades, o ideal é já preparar a logística de armazenamento e distribuição com antecedência.
Mapear dados do estoque pode ajudar a definir quais são os produtos que saem mais e a frequência de reposição de cada item. Outra dica é ter bom relacionamento com fornecedores, pois eles serão responsáveis pelo abastecimento e a entrega das mercadorias, mesmo com urgência. Ainda sobre os produtos em estoque, é preciso atentar para a qualidade e validade, pois isso influencia na experiência do cliente.
“O investimento em soluções de gerenciamento de estoque é um ótimo caminho para empresas que estão começando agora ou que apresentam dificuldades nessa área. O avanço da tecnologia exige ferramentas para acompanhar essa evolução”, diz Moraes.
Gerencie sua logística de envio
O preço baixo não é a única coisa que atrai os clientes, a etapa de envio das mercadorias também influencia sua decisão. Por isso, as empresas precisam se preocupar com a logística de entrega, pois a expectativa do consumidor em receber seu produto de forma fácil, rápida e correta estará em alta.
Algumas dicas para se ter uma logística de envio eficiente, são: planejar os processos de entrega, mapeando possíveis imprevistos no caminho e elaborando rotas alternativas; investir em tecnologias de rastreio de produtos, que tranquilizam e dão autonomia ao cliente, contribuindo para uma boa experiência; e apostar na logística reversa, que facilita a troca e devolução de mercadorias, evitando maiores problemas e aprimorando ainda mais a jornada de compra.
Sobre a Simples Inovação
A Simples Inovação é uma empresa com foco em modelagem de negócios para o e-commerce. Fundada em 2013, por Hawan Moraes, indicado na edição da Forbes Under 30 de 2022, a empresa é certificada e reconhecida pelas principais plataformas de e-commerce do Brasil e do mundo como Shopify Expert e Vtex Partner. Ao todo, conta com mais de 2 mil clientes, como Flamengo, O Boticário, Technos, Arno, Everlast, Porto Seguro, Disney, entre outros. A Simples Inovação também possui atuação internacional em Portugal, Dubai e Estados Unidos.
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