Oportunidades e desafios para pequenos negócios na Black Friday
O especialista em diferenciação Kelvin Almeida revela estratégias-chave para o sucesso em um dos maiores eventos do ano para pequenos negócios e alerta sobre erros
A Black Friday é um evento que movimenta milhões de pessoas em busca de descontos e ofertas imperdíveis. Embora muitas vezes associada a grandes varejistas, o momento também oferece um terreno fértil para pequenos negócios. Kelvin Almeida, empreendedor e especialista em diferenciação, traz insights valiosos sobre como os pequenos negócios podem se destacar nesta data crucial e evitar erros que podem prejudicar as operações do negócio.
1. Diferenciação é a chave: “Em um mercado saturado de ofertas, a diferenciação é essencial. Os pequenos negócios devem identificar o que os torna únicos e destacar isso em suas campanhas. Pode ser um atendimento excepcional, produtos artesanais ou uma abordagem ecológica, por exemplo.”, explica Kelvin.
2. Planejamento antecipado: começar o planejamento com antecedência é vital. Isso inclui o estoque, logística, estratégias de marketing e treinamento da equipe para lidar com o aumento da demanda “Também ter na cabeça que é preciso acompanhar as tendências, pois hoje é necessário se adaptar, uma vez que o cliente não espera. Há muitas opções e ele só irá comprar com quem atender suas expectativas.”, pontua Kelvin.
3. Ofertas atraentes: nem sempre oferecer apenas descontos atraentes é o padrão da Black Friday. Muitas vezes, garantir um presente em compras acima de um determinado valor é mais interessante e atrai muito mais o cliente que vai se sentir especial. Mas também é importante garantir que esses “brindes” sejam sustentáveis para o negócio.
Por mais que a Black Friday ofereça uma excelente oportunidade para os pequenos negócios aumentarem suas vendas e conquistarem novos clientes, é necessário seguir estratégias inteligentes e evitar erros comuns. O conselho valioso de Kelvin Almeida nos ajuda a compreender como pequenos negócios podem prosperar neste evento de compras aguardado por todos.
“Não ter um estoque suficiente para atender à demanda pode frustrar os clientes e afetar a reputação da marca, por isso, os empreendedores não podem negligenciar o atendimento ao cliente. Isso pode ser o diferencial que fideliza os compradores.”, finaliza Kelvin.
Faltando um mês para a Black Friday, o Google divulgiu recentemente, sobre o otimismo com os dados de intenção de busca dos consumidores, que bateu recorde no terceiro trimestre de 2023 com aumento de 114% no interesse de busca em comparação com o mesmo período de 2022. Foi o maior interesse registrado pré-Black Friday desde 2019.
O estudo do Google indica ainda que os eletrônicos são os preferidos pelos consumidores para compra na Black Friday, representando 69%. Nesta categoria, os produtos mais procurados são os eletrodomésticos (30%), celulares (28%) e eletroportáteis (27%). O setor de vestuário também está em alta entre os brasileiros (53%) e os produtos mais visados são de beleza e cuidado pessoal (37%), casa (34%) e alimentação (27%).
“O consumidor está cada vez mais atento e exigente com o que consome. Essa pesquisa mostra que a escolha de compra não é relacionada apenas ao preço mais baixo, mas também sobre a qualidade e confiabilidade dos produtos. Por isso, os empreendedores não devem negligenciar o atendimento ao cliente. Isso pode ser o diferencial que fideliza os compradores” finaliza Kelvin Almeida.
Sobre Kelvin Almeida
Kelvin Almeida é empreendedor, focado em diferenciação para negócios. É responsável pela Escola de Diferenciação e pela Verso, empresa que atua exclusivamente no desenvolvimento e posicionamento de marcas que querem fazer diferente e se destacarem frente aos concorrentes.
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