QUIVER : Gamificação para corretoras de seguros - veja como criar um programa de incentivo com este conceito! (Destaque)
Não é de hoje que a utilização de estratégias de gamificação vem se destacando como uma abordagem eficaz no setor de vendas, oferecendo uma maneira mais divertida e interativa de envolver tanto os clientes como os colaboradores.
E no caso das corretoras de seguros, isso não é diferente.
Ao incorporar elementos de jogos e dinâmicas lúdicas no contexto dos serviços de comercialização de seguros, as corretoras podem não apenas aumentar o engajamento e a fidelização dos clientes, mas também aprimorar a produtividade e resultados da equipe.
Continue lendo o artigo para descobrir um pouco mais deste conceito e o passo a passo para implementar um processo de gamificação para a sua corretora de seguros.
O que é gamificação?
Também conhecido pelo termo original em inglês ‘gamification’, a gamificação é um conceito de aplicar elementos e princípios de design de jogos em contextos que não são necessariamente relacionados a jogos.
Isso inclui recompensas, desafios, competições, rankings, pontuações e outros mecanismos presentes em games.
Toda a ideia por trás da gamificação visa aproveitar a natureza motivadora e divertida dos jogos para tornar tarefas ou processos mais atraentes e envolventes, trazendo sensação de progresso aos participantes.
É por isso que este é um conceito muito utilizado em equipes de vendas.
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Confira a seguir o passo a passo para a implementação da gamificação para a área de vendas da sua corretora de seguros e veja como tornar sua equipe mais engajada!
Leia também: O passo a passo para definir uma estratégia omnichannel em sua corretora de seguros
1 - Defina suas metas
Antes de tudo, é importante definir as metas a serem alcançadas.
Identifique os objetivos que deseja alcançar com a estratégia de gamificação, como aumentar a produtividade da equipe, melhorar o engajamento dos clientes ou aprimorar o conhecimento sobre os produtos de seguro, por exemplo.
2 - Identifique a melhor dinâmica
Determine quais elementos de jogos podem ser incorporados, como pontos, níveis, desafios, recompensas, líderes de placar e conquistas.
É muito importante que estes elementos estejam alinhados com os objetivos e a cultura da corretora.
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Por exemplo: para a equipe de vendas, você pode criar desafios de venda mensais com recompensas para os corretores com melhores desempenhos.
3 - Defina os indicadores importantes
Indicadores mensuráveis para medir o progresso e o sucesso da gamificação permitem avaliar se os objetivos estão sendo alcançados e facilita a premiação dos vencedores.
4 - Escolha recompensas atraentes
Certifique-se de que as recompensas oferecidas sejam atraentes o suficiente para incentivar a participação.
Isso pode incluir incentivos financeiros, bonificações salariais, viagens, aparelhos eletrônicos, dentre outros.
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5 - Comunique e divulgue a ação
Divulgue a estratégia de gamificação aos corretores e clientes de maneira a sentirem-se ‘provocados’ pelo desafio.
Por meio de comunicados internos, incentive sempre sua participação e destaque as recompensas que podem ser obtidas.
Divulgar resultados parciais também é uma ótima maneira de manter a competição saudável para engajar ainda mais a equipe em busca de melhores resultados até o final da ação.
Leia também: Como maximizar as vendas dos corretores de seguros através do Funil de Vendas
Conclusão
Por fim, uma vez implementada, é muito importante que o gestor da ação avalie periodicamente os resultados obtidos em relação aos objetivos definidos.
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Com base nesses dados, busque sempre fazer ajustes na estratégia para otimizar o impacto da gamificação no engajamento da equipe e também nos resultados obtidos pela corretora.
Leia também: Corretoras de Seguros: 04 tecnologias para ficar de olho no mercado
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