Conheça a Geração Z e seus comportamentos de consumo
Foto: Reprodução Internet | Divulgação
É essencial que as empresas estejam atentas e adaptem suas estratégias de marketing e produtos de acordo com as preferências em constante mudança da Geração Z
Ultimamente, tem sido muito discutido os comportamentos de consumo da Geração Z (Gen Z ou Zoomers), geração essa que é formada pelas pessoas que nasceram entre 1995 e 2010. As pessoas dessa época presenciaram a grande evolução da informação em massa e entretenimento na internet, televisão, vídeo game e principalmente, dos aparelhos tecnológicos modernos. No Brasil, eles compõem 20% da população do país, segundo um estudo da McKinsey em parceria com a Box1824.
Em suma, o comportamento do consumidor é o conjunto de todas as ações e hábitos dos leads durante a jornada de compra. “Ele é influenciado por alguns fatores, como cultura, sociedade, necessidades e estágio de vida. Entender esse conceito é fundamental para o planejamento de marketing de um negócio”, destaca Lucio Aleixo Filho, CEO do Estúdio 767 em BH e consultor empresarial com foco em franquias, finanças e varejo.
O comportamento de consumo da Gen Z preza pela sustentabilidade, transparência, e lida com questões sociais, ambientais e políticas. Sendo assim, por serem nativos digitais e estarem acostumados com conectividade e imediatismo, tudo é para ontem e precisa ter velocidade. “Por isso, é necessário garantir uma experiência de usuário suave e sem barreiras, por exemplo, com velocidade de carregamento e navegação intuitiva”, completa Lucio.
Outras características de consumo dos Zoomers
- Propósito: Os zoomers não compram pelo simples ato de comprar. Cada vez mais, eles buscam empresas que compartilham os seus valores e apresentam um propósito claro para as suas soluções;
- Saúde mental: Os serviços de cuidado emergencial por telefone, aplicativos de saúde e redes sociais são as ferramentas mais usadas por esse grupo para cuidar da saúde mental;
- Consumo responsável: A geração Z é marcada por um pragmatismo em relação às suas finanças. São jovens que cuidam do seu orçamento e analisam os produtos com cuidado antes de fazer uma compra, principalmente no ambiente digital;
- Consciência socioambiental: A gen Z é uma das gerações mais engajadas em causas sociais, ambientais e políticas. Tratam-se de consumidores preocupados com a sustentabilidade, a igualdade social e o desenvolvimento econômico;
- Diversidade: Os zoomers compõem a geração que mais valoriza a diversidade e inclusão, desejando quebrar os paradigmas das gerações anteriores;
- Conectividade: Os jovens dessa geração valorizam a comunicação e o diálogo, assim como a transição entre diferentes comunidades. Para isso, a internet e, em especial, as redes sociais desempenham um importante papel para eles;
- Omnicanalidade: Os consumidores da geração Z valorizam a experiência proporcionada pelas lojas físicas, mas também gostam da agilidade oferecida pelo processo de compra do e-commerce;
- Privacidade: Os zoomers já nasceram em meio à tecnologia, com as potencialidades e perigos dela. Dessa forma, são muito preocupados com a própria privacidade, suas informações e dados pessoais.
Fonte: Lucio Aleixo Filho - CEO do Estúdio 767 em BH e consultor empresarial com foco em franquias, finanças e varejo. @767estudio
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário