Confira as atividades econômicas mais escolhidas para abertura de empresas no primeiro semestre de 2023
De acordo com estudo inédito da Cortex, os CNAEs mais escolhidos pelos empreendedores são promoção de vendas e lojas de roupas e acessórios
No primeiro semestre de 2023, o Brasil registrou a abertura de 2,1 milhões de empresas, de acordo com o “Panorama B2B - O índice Cortex com todas as empresas do Brasil em 2023 ”, relatório realizado pela Cortex, referência em inteligência de vendas B2B na América Latina. A pesquisa identificou as atividades econômicas mais abertas no primeiro semestre deste ano e elencou as cinco principais. Veja a seguir:
1 - Promoção de vendas (105.799)
2 - Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios (91.695)
3 - Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo (79.101 )
4 - Cabeleireiros, manicure e pedicure (71.263)
5 - Obras e alvenaria (49.913)
Ainda de acordo com a pesquisa, 84,7% das empresas abertas se enquadram no Simples Nacional. O Sudeste concentra a maior parte das empresas abertas, somando mais de 1 milhão de novos CNPJs abertos; seguido pela região Sul, com 404 mil; Nordeste, com 340 mil; Centro-Oeste, com 203 mil; e Norte, com 107 mil.
Em relação ao fechamento de empresas no período analisado, o “Comércio varejista de artigos de vestuário e acessórios” foi a atividade econômica que mais perdeu, com 59.454. Promoção de vendas ficou em segundo lugar, com menos 40.624 companhias. Já o CNAE “Cabeleireiros, manicure e pedicure” ficou na terceira posição, com 25.712 CNPJS encerrados. “Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo” perdeu 25.699 empresas, enquanto “Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares” foram 24.770. No geral, foram 1,1 milhão de empresas fechadas no primeiro semestre de 2023, crescimento de 29,9% que o mesmo período do ano anterior.
Informações adicionais do estudo:
Panorama geral dos salões de beleza: o país conta com 861 mil empresas ativas dentro desta atividade econômica. Destas, 359,7 mil são matrizes e 1,3 mil são filiais. Em relação ao porte, 99,6% são microempresas e 0,4% são pequenas.
Panorama geral das lojas de roupas e acessórios no Brasil: o país conta com 1,1 milhão de empresas ativas dentro desta atividade econômica. Destas, 1,06 milhão são matrizes e 425 mil são filiais. Em relação ao porte, 95,7% são microempresas, 3,8% são pequenas, 0,3% são médias e apenas 0,2% são grandes.
Metodologia da pesquisa
O estudo foi realizado a partir da pesquisa e análise de informações do banco de dados proprietário da solução de Inteligência de Vendas B2B da Cortex. Para chegar aos resultados obtidos, foram utilizados, especificamente, dados de empresas abertas e fechadas no primeiro semestre de 2023.
Sobre a Cortex
A Cortex é referência em Inteligência de Vendas B2B na América Latina e a única empresa brasileira membro da Global Data Alliance. A plataforma utiliza Inteligência Artificial para cruzar dados de mais de 17 mil fontes e consolidar um conjunto inédito e mais preciso de informações sobre empresas. A partir destes dados exclusivos, seus modelos de Machine Learning são capazes de sugerir negócios com chances de vendas duas vezes maior e na metade do tempo. Além disso, a Cortex é a única plataforma no Brasil que possui uma base de empresas global, com dados de mais de 150 países.
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