Brasil,

57% dos trabalhadores de PMEs afirmaram que sua empresa demitiu no último ano; Sudeste lidera

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Marcela Gava
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

57% dos trabalhadores de PMEs afirmaram que sua empresa demitiu no último ano; Sudeste lidera

Novo estudo do Capterra analisa o impacto das demissões no universo das pequenas e médias empresas (PMEs), destacando quais foram os setores mais impactados pelos desligamentos

Muito se falou em demissões ao longo de 2023; no entanto, pouca parte das discussões estiveram atreladas ao universo das PMEs. Agora, novo levantamento do Capterra, plataforma de comparação de softwares, dedica-se a investigar o cenário de desligamento nessas companhias.

De acordo com a pesquisa, pouco mais da metade (57%) dos trabalhadores de PMEs entrevistados disseram que sua empresa implementou demissões nos últimos 12 meses –período de junho de 2022 a junho de 2023. Os dados foram reunidos através de uma pesquisa online com 1.024 empregados deste tipo de companhia.

Outros achados do estudo foram:

Regiões que mais demitiram – o estudo do Capterra mostrou que a região Sudeste foi a que mais sofreu demissões no período analisado (60%). Por outro lado, o Norte foi onde se observou o menor número entre as cinco regiões brasileiras (54%). Já Sul, Nordeste e Centro-Oeste alcançaram 56%, 57% e 58% respectivamente.

Influência do tamanho da PME – outra variação de percentuais pôde ser observada no cruzamento de dados entre as demissões e o tamanho da empresa. No caso das companhias que têm de 2 a 10 funcionários, 45% relataram que houve demissões, enquanto nas de 101 a 250 funcionários esse mesmo percentual saltou para 72%.

Indústrias mais afetadas – alguns segmentos parecem ter sido mais afetados que outros quando se trata de demissões. No levantamento do Capterra, a área de construção (74%) foi a que mais relatou demissões, seguida por varejo (61%), serviços financeiros (59%), comércio & vendas (56%) e, por fim, tecnologia/TI (54%).

Apesar disso, pouco mais de um terço dos respondentes (36%) disseram que as demissões aumentaram nos últimos 12 meses em comparação ao mesmo período do ano anterior (2022-2021).

"Dos participantes que relataram aumento de demissões, mais da metade das companhias desligaram funcionários por conta da necessidade de cortar custos", comenta Marcela Gava, analista do Capterra responsável pelo estudo. Além do corte de custos (58%), a diminuição nas operações (31%) e a redução de fundos (15%) também foram outras razões apontadas pelos respondentes.

Só 32% das PMEs têm ações de offboarding, segundo funcionários

O processo de offboarding é empregado para estruturar o desligamento de trabalhadores de uma empresa e inclui ações como preparação de documentação, devolução de equipamentos e entrevista para colher feedback do funcionário que deixa a organização.

Atualmente, apenas um terço das PMEs (32%) implementam estratégias de offboarding, de acordo com os participantes do levantamento. Das empresas que possuem esse tipo de ações, 76% relataram que a companhia em que trabalham realiza entrevistas com os funcionários que foram demitidos.

Um dos pontos positivos de ter um processo de offboarding eficiente é a oportunidade de identificar o que pode estar falhando na empresa, especialmente no quesito cultura, e assim implementar melhorias.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar