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Black Friday: a antecedência é a alma do negócio

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Marcelo Dias
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Black Friday: a antecedência é a alma do negócio

*Por João Lee

Estamos há pouco mais de dois meses da Black Friday de 2023 e pergunto a você, varejista: tudo preparado para os cinco dias mais aguardados do ano? Se a resposta é “ainda não”, a hora é de concentrar todos os seus esforços para não ser esmagado pela concorrência. Vale lembrar que os mais de 13 milhões de brasileiros que estrearam no comércio eletrônico em 2020 seguem cada vez mais confiantes e familiarizados com este canal. Para a edição deste ano, temos ainda um cenário econômico favorável, com o PIB em crescimento, o que significa maior poder de consumo. Segundo dados da ABComm, a expectativa é de um aumento de 9,5% nas vendas em comparação a 2022.

Diante deste cenário positivo, só terá prejuízo quem não se preparar. Listo, abaixo, três dicas fundamentais para fazer bonito no 13º mês do ano.

Proteja seu site contra a lentidão

Quando falamos de Black Friday, temos que pensar além das boas ofertas para disparar na concorrência. É preciso garantir também infraestrutura tecnológica em meio ao volume excessivo e simultâneo de acessos esperados. A sua página só permanecerá nas primeiras posições do Google se tiver boa velocidade de carregamento. Esse é um fator constantemente monitorado pelos sites de buscas. É importante, portanto, mapear com antecedência quais são os horários de maior procura do seu site para se preparar tanto para o melhor quanto para o pior cenário. Evite ainda mudanças estruturais durante estes dias para não comprometer a estabilidade.

Outra arma contra a lentidão é investir em ferramentas como a Content Delivery Network (CDN), ou rede de distribuição de conteúdo. A CDN é uma rede de servidores que garante a disponibilização imediata do conteúdo das páginas, impedindo que a loja perca posições no ranqueamento. Você pode implementar este serviço por um valor acessível, ativando-o apenas em períodos mais urgentes do ano, como a Black Friday e o Natal, por exemplo.

Crie suas landing pages com antecedência

Para atingir uma posição de destaque no Google, o seu site precisa ter um histórico de buscas e de visitas consistentes. Não adianta criar páginas às vésperas da data. A estratégia de SEO (Search Engine Optimization), portanto, deve focar no tema com meses de antecedência.

Neste sentido, entender como o consumidor realiza as suas buscas é uma dica de ouro. Tenha em sua página termos óbvios como Promoção de Black Friday, Preços mais baixos de Black Friday, Black Novembro, Ofertas Antecipadas de Black Friday. Considere também o “abrasileiramento” na grafia dessas expressões como: black fraidai, black frayday, blaqui fraidei e similares. Uma indexação perfeita, com as melhores imagens e descrições, te levará longe.

Pesquise tendências

Identificar e analisar tendências de mercado é um movimento necessário não apenas na Black Friday. Mas aqui, especialmente, cabe ao SEO um olhar apurado quanto aos hábitos de consumo do cliente para se antecipar à demanda. Quais buscas têm estado em alta nos últimos tempos? A partir disso, a empresa pode preparar seu estoque estrategicamente para o período.

E lembre-se: uma ótima performance na Black Friday deixará frutos para além de novembro. O bom tráfego do seu site registrado na liquidação garantirá maior relevância e melhor posicionamento das suas páginas no Google.

*João Lee é CEO da Simplex, startup franco-brasileira pioneira na abordagem tecnológica de SEO (Search Engine Optimization) para aumento de tráfego qualificado, conversão e vendas online. Especialista em plataformas digitais de Analytics e CRM (Customer Relationship Management), foi responsável pela área de Web Analytics da Cnova, do Grupo Casino.


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