Brasil,

Como o machine learning aprimora o rastreamento de cargas na terra e no mar

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Guilherme Kamio
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Recurso, já utilizado pela project44, aumenta a precisão das previsões de entrega e colabora com a visibilidade ao permitir análises avançadas sobre históricos e cenário das rotas

Conceitos como a inteligência artificial e o machine learning ganham cada vez mais atenção nos mais diferentes setores e atividades produtivas. E já permitem aprimorar, também, a visibilidade da cadeia de suprimentos. Suas aplicações práticas no supply chain prometem ganhar mais destaque nos próximos anos.

Exemplo é a melhoria que os recursos conferem às geofences – ou cercas geográficas, como são denominadas as tecnologias que, por meio do uso de GPS, Wi-Fi e outras soluções, conseguem delimitar perímetros geográficos virtuais. “Embora possibilitem visibilidade em tempo real e marcos precisos para remessas de cargas de caminhão, as geofences apresentam desafios quando a escala leva em conta milhares de localidades. Isso pode gerar resultados imprecisos que podem encerrar prematuramente o rastreamento, criar falsas informações de chegada e levar a compromissos perdidos e reagendamentos”, comenta Pierre Jacquin, vice-presidente para a América Latina na project44, empresa líder em soluções de visibilidade em tempo real para transportes.

Segundo o executivo, o machine learning é capaz de melhorar esse tipo de geolocalização. A partir da análise de padrões e outros dados gerados no transporte, é possível gerar cercas geográficas menores com base em sinalizações (“pings”) reais e dados históricos, levando em conta dados sobre, por exemplo, como o caminhão de um cliente normalmente se move.

No caso de cargas marítimas, a project44 desenhou cercas geográficas de atracação ao redor de todos os principais portos e terminais oceânicos em todo o globo. “Combinamos isso com dados de rastreamento por satélite, o que garante visibilidade completa nos marcos marítimos. Assim que uma embarcação entra na geofence, podemos detectar a presença. Se ela sair da geofence, podemos detectar o marco de partida. E, em média, isso é cerca de quatro vezes mais rápido do que esperar que um evento seja relatado pela operadora”, explica Jacquin.

ETAs mais precisos

Confiar nos ETAs (tempo estimado de chegada, na sigla em inglês) calculados por métodos de rastreio e previsão tradicionais também pode ser arriscado. Embora o tempo de viagem de uma remessa seja razoavelmente previsível, é muito mais difícil calcular aspectos como o tempo de permanência em depósitos e o comportamento que a atividade humana, como o trabalho nas estradas, pode demandar.

Para melhorar essa ferramenta, a project44 também desenvolveu um cálculo de ETA para cargas de caminhão baseado em machine learning. Esse ETA é produzido por um modelo de aprendizado de máquina treinado a partir de bilhões de pontos de dados em dezenas de milhões de cargas. “Os modelos levam todos os tipos de fatores em consideração, incluindo o comportamento do motorista, sazonalidade e características do caminhão e da carga para fornecer melhores insights para os embarcadores”, afirma Jacquin. É possível detectar com precisão cargas atrasadas e a ferramenta consegue reduzir erros em mais de 60%.

No caso dos ETAs marítimos, o algoritmo também é constantemente ajustado e otimizado a partir de onde o contêiner está na jornada. “O cenário do transporte de contêineres mudou rapidamente nos últimos três anos. O machine learning oferece dados muito mais detalhados. Por exemplo, você pode receber um aviso não apenas quando um navio chega a uma parada, mas também quando o contêiner é descarregado. Os ETAs que criamos para embarques marítimos, com aplicação de machine learning, levam em conta os horários de navegação, os ETAs dos navios, o congestionamento do porto e os atributos do navio e do próprio contêiner, entre outros dados”, ilustra o executivo.

A project44 tem apresentado webinars gratuitos sobre esses e outros temas com alguns de seus principais especialistas em tecnologia e logística. É possível assistir às gravações dos webinars já transmitidos e inscreva-se para os próximos (em inglês) através deste link.

Sobre a project44

A project44 tem a missão de fazer as cadeias de suprimentos funcionarem. Como o tecido conectivo da cadeia de suprimentos, a project44 opera a plataforma de visibilidade de ponta a ponta neutra mais confiável do mundo, que rastreia mais de 1 bilhão de remessas únicas anualmente para mais de 1.200 das principais marcas do mundo, incluindo as principais empresas de manufatura, automotivo, varejo, ciências da vida, alimentos e bebidas e petróleo, química e gás. Utilizando a project44, expedidores e transportadores em todo o mundo geram maior previsibilidade, resiliência e sustentabilidade.

Líder indiscutível no mercado, a project44 foi nomeada Líder no Gartner Magic Quadrant, nº 1 no FreightWaves FreightTech 2022, seis vezes líder em satisfação do cliente no Supply Chain Visibility Grid da G2, um dos 100 Great Supply Chain Partners of 2022 da SupplyChainBrain e a Escolha do Cliente no relatório Voz do Cliente do Gartner Peer Insights. A project44 está sediada em Chicago com uma equipe diversificada que abrange 23 escritórios globais, incluindo Austin, Amsterdã, Cracóvia, Paris, São Paulo, Xangai e Tóquio. Saiba mais no site da empresa.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar