Brasil,

Engenharia e Construção: 5 mudanças advindas da transformação digital nos setores

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Anna Carvalho
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Redução de custos, governança, sustentabilidade estão entre as citadas pela SoftExpert

De acordo com uma pesquisa realizada pela Data Corporation, 72% das empresas mundiais acreditam que a transformação digital é peça-chave para o desenvolvimento dos negócios, uma vez que a evolução tecnológica é cada vez mais uma demanda exigida no mercado. Dois dos setores são os de engenharia e construção. Para ter sucesso e vantagem competitiva, as empresas destes segmentos devem melhorar não só sua gestão de projetos, mas também acompanhar as constantes mudanças das normas e regulamentações.

A SoftExpert, empresa que oferece soluções para gestão integrada de conformidade, inovação e transformação digital, atende às necessidades específicas das empresas de engenharia e construção em todos seus aspectos. Do controle de projetos, riscos e monitoramento de indicadores à gestão do meio ambiente, saúde e segurança. Com o intuito de aprimorar processos do setor, obter informações dos consumidores de forma rápida e adaptar-se de maneira ágil às novas tendências, a transformação digital possibilita que as empresas do ramo respondam às principais demandas com maior rapidez.

Quando aplicadas, as tecnologias são capazes de reduzir custos, ajudar as empresas a aumentar a produtividade e reduzir os riscos dos projetos. Pensando nisso, Hermínio Gonçalves, CEO da SoftExpert Brasil apresenta 5 mudanças advindas da tecnologia dentro do setor engenharia e construção:

1- Conexão entre profissionais

Um projeto de arquitetura ou design é multidisciplinar, ou seja, envolve diversos profissionais diferentes em um mesmo projeto. A partir de tecnologias, a comunicação entre os profissionais envolvidos é feita de forma instantânea e as atualizações de projeto acontecem em tempo real. Uma operação centralizada permite que todos os autorizados tenham acesso aos dados do projeto, mitigando a possibilidade de perda de documentos que geram retrabalho.

2- Maior confiabilidade

A utilização da tecnologia no setor de engenharia e construção diminui a probabilidade de erros, sejam eles de projeto ou administrativos. Isso resulta em um planejamento mais rápido, projeção mais precisa dos prazos de entrega, cálculos confiáveis, e maior segurança dos dados.

3- Governança

Somente com o apoio da tecnologia as organizações conseguem integrar efetivamente a execução da estratégia de negócios com as práticas de conformidade. Como resultado, os gestores trabalham para o atingimento de suas metas tendo o suporte da gestão de riscos e garantindo conformidade com as regulamentações. É possível definir indicadores específicos relacionados às metas e à gestão estratégica da empresa, como custos do projeto, número de reclamações de clientes, número de acidentes e cumprimento de regulamentações ambientais, entre outros.

4- Sustentabilidade

As empresas precisam cada vez mais garantir que seus processos sejam gerenciados de maneira integrada para manter a conformidade com uma miríade de Regulamentos, Leis e Padrões, e trabalhar para reduzir seu impacto ambiental. Por isso, os líderes de mercado estão cada vez mais confiando em maneiras de ajudá-las a registrar e rastrear os resíduos, para garantir que estão fazendo todo o necessário para reduzir sua pegada ambiental.

Outra preocupação das empresas deste setor é o otimizar o consumo de água e de energia. Para isso é fundamental que os equipamentos estejam com a manutenção em dia, a fim de evitar desperdícios e paradas, que atrasam a conclusão do projeto e elevam os custos da obra.

5- Gestão de Processos

Para empresas de engenharia e construção, reduzir custos e otimizar processos com o lançamento de produtos de alta qualidade é fundamental para manter uma vantagem competitiva. Ao digitalizar os processos, as empresas podem repensar suas funções de negócios e obter insights mais profundos para melhorar seus resultados. Identificar gargalos, automatizar atividades, aplicar formulários eletrônicos e criar regras de negócio dinâmicas são apenas algumas das muitas possibilidades que oferecem retornos de curto prazo para as empresas que aplicam o gerenciamento de processos de negócio.

Sobre a SoftExpert:

Atuante no mercado de softwares para gestão empresarial, a SoftExpert surgiu em 1995 no sul do Brasil. Atualmente, a marca conta com mais de 500 funcionários, 2 mil clientes, 600 mil usuários espalhados em cerca de 50 países, 300 parceiros ao redor do mundo, incluindo alianças estratégicas com empresas como AWS, Baker Tilly, Deloitte, Kodak Alaris e DocuSign, além de unidades de negócios em 9 países. Isso porque a SoftExpert possui soluções para as empresas que vão desde gestão de negócios e qualidade empresarial até gestão ambiental, de projetos e governamental em somente um contrato para seus clientes, atribuindo a eles maior eficiência, agilidade e economia. Sua presença a nível global evidência que a SoftExpert adapta sua gama de serviços de acordo com as necessidades das empresas, assim como suas localidades. A plataforma oferece um conjunto de módulos multi-idiomas que se integram para automatizar processos e otimizar diferentes áreas de negócios das organizações. Em 2022, a empresa atingiu a nota 4,5 no Glassdoor, buscando agregar boas experiências à jornada de todos conectados com a plataforma.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar