QUIGO : Conheça as oportunidades que o open banking pode gerar para o setor de seguros (Destaque)
O conceito Open Banking já é uma realidade e permite o compartilhamento seguro de informações financeiras de clientes entre diferentes instituições, como bancos, seguradoras e fintechs.
Mas você sabe como isso pode gerar oportunidades também para os corretores de seguros? Com informações como saldos bancários, históricos de transações, informações de crédito e outros dados relevantes abertos e compartilhados (com o consentimento dos clientes, é claro), os corretores agora podem ter em mãos dados preciosos para a elaboração de propostas mais personalizadas e certeiras.
A seguir, você confere como aproveitar as oportunidades que o open banking pode gerar no setor de seguros para sair na frente e aproveitar o poder dos dados para o seu negócio!
Crédito de Imagem Divulgação : Freepik
Como funciona o Open Banking?
No modelo tradicional, cada instituição financeira possui seus próprios sistemas e dados isolados, o que dificulta a portabilidade de informações e serviços.
Com o Open Banking, as instituições são incentivadas a disponibilizar APIs padronizadas que permitem que outras instituições acessem os dados compartilhados.
Isso facilita a integração de serviços financeiros, incentivando a criação de soluções inovadoras e uma melhor experiência e acesso a serviços financeiros mais personalizados para os clientes.
Como o setor de seguros pode se beneficiar através do open banking?
A seguir, você confere as oportunidades que a abertura e compartilhamento de dados do setor financeiro pode proporcionar para o setor de seguros:
Maior acesso a dados
O Open Banking permite que as seguradoras acessem dados financeiros e transacionais dos clientes, desde que autorizados por eles. Isso fornece informações mais detalhadas sobre o perfil dos segurados, permitindo às seguradoras uma melhor avaliação de riscos e a personalização de produtos e serviços.
Personalização de seguros
Com acesso a informações financeiras e de transações, as seguradoras podem desenvolver produtos e serviços personalizados de acordo com as necessidades individuais dos clientes. Isso resulta em apólices de seguros mais adequadas, com coberturas específicas e preços mais competitivos.
Leia também:
Proposta personalizada: confira sua importância para vender mais!
Crédito de Imagem Divulgação : Freepik
Processos simplificados e agilizados
O Open Banking permite a integração de sistemas e o compartilhamento de dados entre instituições financeiras e seguradoras. Isso simplifica e agiliza os processos de contratação, renovação e sinistros, reduzindo a necessidade de fornecer repetidamente as mesmas informações e eliminando a papelada desnecessária.
Vale lembrar também que, por envolver o compartilhamento de dados, a segurança e proteção dos dados do cliente é essencial. As regulamentações de proteção de dados, como LGPD, garantem que as instituições financeiras e seguradoras adotem medidas rigorosas de segurança cibernética para proteger as informações pessoais e financeiras dos clientes.
Para mais conteúdos relacionados ao mercado de seguros e suas novidades, clique aqui e acompanhe o Blog QuiGo!
Quiver Soluções para Corretores e Corretoras de Seguros
Segurança e eficiência que geram confiança e resultados!
Muito mais do que números: somos um reflexo do sucesso de nossos clientes
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>