Bradesco inicia jornada de criptografia pós-quântica com a IBM
- Banco investe em colaborações estratégicas e tecnologias de ponta para preparar e proteger dados em um mundo com computadores quânticos de alta performance
- O Bradesco também se une à IBM Quantum Network para explorar aplicações e benefícios da computação quântica para finanças
Reconhecendo a necessidade de antecipar futuros desafios que possam surgir com o advento dos computadores quânticos criptograficamente relevantes, o Bradesco, por meio do inovabra, ecossistema de inovação, ampliará seu relacionamento com a IBM para explorar e avaliar o uso de criptografia quântica segura.
Esta ação será implementada inicialmente com o IBM Quantum Safe Explorer, que ajuda as organizações a varrer e localizar ativos criptográficos, pendências e vulnerabilidades. Isso permitirá ao Bradesco criar um Inventário de Materiais Criptográficos (CBOM) para melhor planejar, implementar e aplicar na prática a tecnologia de criptografia pós-quântica. Será utilizada a aplicação do Open Finance do banco como piloto.
O setor financeiro usa criptografia para transações bancárias, certificados digitais, armazenamento dos dados, entre outros. Os especialistas, por meio do IBM Quantum Safe Explorer, ajudarão o banco a identificar potenciais algoritmos criptográficos vulneráveis nos seus sistemas, auxiliando na identificação de aplicações sob risco de ataques usando computação quântica.
Com base nessa avaliação, o Bradesco planeja criar uma metodologia para identificar outras aplicações que possam se beneficiar de tecnologias de criptografia pós-quânticas seguras e prepará-las para integrar os algoritmos resistentes a futuros computadores quânticos criptograficamente relevantes.
“Uma das consequências da computação quântica em larga escala no futuro pode ser seu impacto nos sistemas de proteção de dados. Entendemos que nossa preparação é prioridade neste momento. Afinal, a segurança é inerente à nossa missão como banco”, afirma Cíntia Barcelos, diretora de tecnologia do Bradesco.
Bradesco une-se à IBM Quantum Network para ampliar a exploração da computação quântica para finanças
O Bradesco também anuncia que ingressou na IBM Quantum Network para explorar as aplicações da indústria de computação quântica. Ao aderir à esta rede, o Bradesco passa a ter acesso à expertise e aos softwares quânticos da IBM, bem como à maior e mais avançada frota global de computadores quânticos disponíveis na nuvem.
Como parte da IBM Quantum Network, o plano da instituição financeira é ampliar as experimentações com a computação quântica, que vêm sendo realizadas desde 2021. Essa iniciativa vai expandir o número de experimentos em diversas áreas internas, como: otimização (distribuição de caixa e otimização de portfólio); forecasting (projeção de variáveis macroeconômicas) e simulação (precificação de derivativos e análise de risco); além de construir modelos e compará-los com métodos tradicionais baseados na simulação clássica de Monte Carlo.
Essas iniciativas terão como objetivo explorar formas de aumentar a eficiência operacional e melhorar a tomada de decisões estratégicas no ambiente financeiro. Entre os esforços em andamento, o Bradesco pretende investigar como a computação quântica pode ajudar a viabilizar a execução de modelos de precificação de opções europeias de compra e venda, simulação de cenários e testes associados.
O banco também está explorando os benefícios da computação quântica em outras áreas importantes do setor financeiro. Utilizando modelos altamente complexos, a corporação busca descobrir métodos iniciais que possam eventualmente aproveitar os recursos oferecidos pela tecnologia quântica, como maior velocidade de processamento e maior precisão.
“À medida que as capacidades da computação quântica avançam, isso pode nos permitir um dia ver uma maior eficiência operacional e a resolução de problemas que atualmente são considerados difíceis para os computadores clássicos. Esperamos que a tecnologia possa ser amplamente utilizada em um período de 5 a 10 anos”, diz Cíntia.
Além disso, o banco está investindo em treinamentos científicos para equipar seu time de TI e base de funcionários com o conhecimento necessário para iniciar o planejamento da integração da tecnologia quântica em suas operações. No contexto de fortalecer sua prontidão quântica, o Bradesco também mantém importantes parcerias com instituições de ensino, como a Universidade de São Paulo, e trabalhará em estreita colaboração com outras na IBM Quantum Network.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário