5 maneiras de analisar dados para a conversão de clientes
Joaquim Lopes, co-fundador e CEO da 4yousee
O uso da comunicação em displays digitais tem feito empresas do mundo todo atrair e reter mais clientes para as suas lojas, e com isso, consequentemente, ampliar o número de vendas. Um dos aliados para esta maior conversão são softwares de análises de dados, que podem gerar insights que determinam quais informações são mais relevantes para consumidores, como promoções relâmpagos, por exemplo.
O avanço cada vez mais rápido e o uso coordenado de novas tecnologias de análise de dados, tem permitido que as empresas sejam mais assertivas na comunicação digital com seus clientes nas lojas do mundo físico.
Grandes volumes de dados sobre compras e comportamento do consumidor são gerados diariamente. As empresas que conseguem tomar decisões a partir desses dados saem na frente. É possível, por exemplo, saber o melhor horário para anunciar uma promoção contextualizada e rapidamente realizar vendas.
Abaixo, listamos 5 maneiras para se analisar dados de olho na conversão de clientes.
1. Ambiente mais agradável favorece mais vendas
Um ambiente mais agradável, com layout mais clean e música ou sonorização customizada podem parecer detalhes mas, na verdade, são pontos que impactam nos resultados de vendas. Pesquisas apontam que 90% dos shoppers afirmam que voltam a comprar em uma loja que tenha atmosfera agradável, ou seja, com recursos como música e conteúdos digitais.
"Comunicar-se com o seu cliente vai muito além de apenas expor seus produtos ou promoções em telas. As pessoas gostam de se sentir à vontade nas lojas. Pensar em uma composição agradável do ambiente com a comunicação digital contribui para essa sensação e, com isso, aumentam-se as oportunidades de vendas", comenta Joaquim Lopes, CEO da 4yousee - empresa de soluções para comunicação em telas e apoio à tomada de decisões a partir da coleta e análise de dados.
2. Mais do que promoções, levar conteúdos que engajam
Informar sobre preços e promoções de produtos é, de fato, algo que atrai clientes. Mas, mais do que isso, entender de fato o tipo de conteúdo que é relevante para conquistar a atenção dos consumidores tem ainda mais apelo.
"Com uma solução de coleta e análise de dados, é possível conhecer o perfil das pessoas que visitam uma loja em um determinado horário e dia da semana, e ainda realizar testes para entender que tipo de comunicação ou ações podem gerar maior engajamento e vendas. Em um shopping, por exemplo, isso pode ser determinante para um consumidor entrar nesta ou naquela loja", aponta o fundador da 4yousee, empresa que fornece soluções para mais de 600 clientes na América Latina, entre varejistas e mídia out of home.
Segundo a Associação Brasileira de Shopping Center (Abrasce), a digitalização em telas deve crescer 14,6%, no Brasil, em 2023.
3. Digital Signage como um aliado na análise de dados
A comunicação em displays digitais é um caminho que tem sido muito utilizado pelas varejistas para atrair clientes e converter vendas. Em postos de combustíveis, por exemplo, uma tela de LED transmite em tempo real informações, como promoções relâmpagos nas bombas de gasolina e nas lojas de conveniência, atraindo a atenção de motoristas e pedestres. Há pesquisas, de empresas especializadas em comunicação digital, que mostram que 54% dos shoppers foram impactados por promoções de produtos a partir dessas telas.
"É de fundamental importância os gestores das empresas terem ferramentas que os suportem a coleta e análise de dados que irão auxiliar na elaboração das melhores estratégias de marketing e vendas. Por exemplo, saber o melhor horário para anunciar uma promoção a partir do conhecimento dos momentos de maior movimentação de pessoas e carros, poderá acarretar em vendas imediatas", complementa Lopes.
4. Possuir ferramentas que direcionarão para a melhor análise de dados
Utilizar telas nas lojas para deixá-la mais modernas e conectadas, no entanto, pode não trazer todo retorno que esse investimento tem potencial de gerar. No entanto,, quando se adicionam ferramentas de inteligência de dados à estratégia de telas e comunicação digitalizada é que acontece o grande upgrade que o varejista precisa.
“O uso de telas para comunicação é tão versátil que pode ser aplicada em diferentes negócios adequando-se aos objetivos estratégicos, sejam eles voltados à vendas e publicidade, brand awareness, experiência do consumidor, comunicação interna, entre outros. Possuímos a tecnologia mais estável do mercado euma solução inédita para o varejo físico baseada em dados”, completa o CEO da 4yousee.
5. Ter um Google Analytics do mundo físico
Diferentemente dos e-commerces, as lojas físicas ainda enfrentam desafios para analisar toda a jornada dos consumidores com informações precisas da audiência e seu poder de compra. Recentemente, a 4yousee lançou a plataforma 4yousee Analytics justamente para atender a demanda e entregar aos donos de negócios offline a possibilidade de não só medir e melhor compreender seus clientes, mas também de realizar testes A/B, estruturar métricas e desenhar campanhas visando maximizar o ROI (retorno sobre investimento) das ações de comunicação.
“Mesmo com todas as vantagens e facilidades das lojas online, o varejo físico ainda é o campeão em vendas, com cerca de 80% do volume de negócios. Quando colocamos esse percentual em uma perspectiva de quantidade de pessoas que transitam nesses espaços, conseguimos dimensionar o potencial de dados que podemos explorar, seja permanência na loja, tempo olhando vitrine ou produto escolhido na prateleira, por exemplo. Enxergamos essa nova solução como o ‘Google Analytics do mundo físico’, trazendo inteligência de dados para além da comunicação em telas”, explica Joaquim Lopes.
Sobre a 4yousee
A 4yousee é uma empresa de soluções de Digital Signage (sinalização em displays digitais, como monitores profissionais, telas e painéis de LED) que aprimora a experiência do consumidor em diferentes pontos de comunicação e vendas e, com base em tecnologia analítica, fornece insights estratégicos para tomada de decisão organizacional. Com mais de 600 clientes e 43 mil telas gerenciadas em 7 países,, a 4yousee é reconhecida no mercado como a maior empresa de soluções de software para comunicação utilizando telas da América Latina.
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