Brasil,

Quem disse que não existe match entre marcas e agências de comunicação?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Jéssica Santos
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Cáh Morandi - CEO da B.done - Foto: Divulgação Cáh Morandi - CEO da B.done - Foto: Divulgação

Cáh Morandi, CEO e fundadora da B.done

Os aplicativos de relacionamento ampliaram os caminhos na busca por um parceiro ideal. Se antes era necessário conhecer alguém pessoalmente e vencer a vergonha para convidá-lo para um encontro, hoje essa tarefa foi descomplicada. Ao definir preferências e um texto descritivo, nossas opções são mais assertivas para dar um match perfeito.

No entanto, hoje a busca por um parceiro ideal não se restringe somente às nossas relações amorosas. Corporativamente falando, não são raras as vezes que um relacionamento empresarial e profissional acabam não dando certo por incompatibilidades na relação. E se não é o coração quem sofre nesses casos, quem sente é o bolso.

Um dos mercados que sofre muito com esse desalinhamento de perfis é o de comunicação, marketing e publicidade. Apesar de muitas companhias estarem dispostas a fazer um bom investimento em estratégias nessas áreas, encontrar um parceiro ideal, neste caso boas agências, para a empreitada não é uma tarefa simples. Até porque, historicamente as partes sofrem por não alinhar bem os acordos iniciais e os objetivos desse relacionamento, e isso tende a estremecer a relação.

Os ruídos iniciais

Normalmente, os desencontros acontecem a partir dos processos de concorrências, passando por briefings e budgets desestruturados, e chegam até na falta de um planejamento estratégico previamente definido pelas marcas.

Como consequência, pontos fundamentais para a definição do match acabam não sendo considerados na maneira correta, principalmente porque hoje existem mais de 16 mil agências de comunicação ativas no Brasil e os analistas de marketing envolvidos na busca pelo parceiro ideal costumam acumular múltiplas demandas nas organizações. Com isso, na maioria dos casos, esses profissionais não conseguem investigar profundamente as melhores agências para o serviço almejado, a experiência e know-how no mercado, o valor justo a ser pago, entre outros fatores. E sem um foco 100% na questão, a chance de rolar futuras DRs aumenta consideravelmente

Já em outras situações as marcas atribuem a responsabilidade do match para o departamento de compras, normalmente composto por colaboradores que não possuem a especialização necessária na área de comunicação e publicidade para avaliar e decretar se determinada agência é o parceiro ideal para a corporação.

Mas os erros não são cometidos apenas pelas empresas. Pelo contrário, existem agências assumindo novas contas embaladas apenas pelo amor à primeira vista. Isso porque iniciam projetos com marcas nos quais são sabidamente ‘muita areia para o seu caminhão’, tendo em conta as exigências estruturais para os entregáveis e o atendimento necessário para garantir a satisfação ao cliente. No entanto, muitas vezes isso não é levado em consideração no momento da assinatura, uma vez que alguns gestores só pensam mesmo em levar a receita para dentro, principalmente quando as metas de negócio apertam.

Diante de todo esse cenário dramático, o custo de uma relação pouco afetiva entre as partes tende a resultar em términos traumáticos e dolorosos de superar. Enquanto as marcas não conseguem os resultados esperados e veem o seu investimento indo por água abaixo, as agências podem perder reputação no mercado por conta de um projeto mal sucedido e que não tinha condições de assumir.

Para evitar situações como essas, assim como tem ocorrido nos relacionamentos amorosos, o processo de contratação de agências pelo meio corporativo já conta os um aliado moderno: o serviço de hunter de agências. Responsável por compreender e compilar as necessidades, interesses e desejos das marcas, esse modelo de negócio assume o papel de cupido, tornando-se encarregado de buscar o match com a agência ideal.

Estruturando o seu trabalho a partir da proximidade com as corporações, esses profissionais conseguem visualizar de forma estruturada as metas e objetivos, além do budget a ser investido nos projetos - seja mídia, PR, conteúdo, CRM, entre outros. Com essas informações em mãos, o serviço de hunter vai fazer o pente fino para buscar as agências que mais se encaixam às características definidas inicialmente pelas marcas.

Por ser um processo seletivo realizado de maneira mais profissional e aprofundada, a chance de erros nos matches entre as partes caem drasticamente. Assim, as chances de um final feliz para essa história se tornam muito mais reais.

*Cáh Morandi, CEO e fundadora da B.done, empresa criadora do principal serviço de matchmaking entre marcas e agências de comunicação no Brasil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar