Salvação para as empresas de médio e grande porte

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Lucas Munford de Almeida Nunes

Internet Internet

Segundo informações do Banco Central do Brasil, em 2022, cerca de 50 mil empresas brasileiras de pequeno e médio porte obtiveram crédito em países estrangeiros, representando um aumento de 10% em comparação ao ano anterior.

Os Estados Unidos se destacam como as principais nações que disponibilizam crédito às empresas brasileiras de pequeno e médio porte, principalmente através do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O BID possui um programa que oferece empréstimos com juros subsidiados e outros benefícios para ajudar as organizações brasileiras a se estabelecerem no país.

Além disso, a Europa também é um destino importante para empresas brasileiras de pequeno e médio porte que buscam financiamento. O Banco Europeu de Investimento (BEI) disponibiliza uma variedade de produtos financeiros para tais empresas, incluindo empréstimos, garantias e capital de giro.

É importante destacar também que a disponibilidade de crédito demanda a observância de uma série de requisitos prévios, tanto para salvaguardar as empresas nacionais quanto para proteger as instituições estrangeiras que têm permissão para atender as empresas brasileiras.

De acordo com Luciano Bravo, Diretor Executivo da Inteligência Comercial e Diretor Nacional da Savel Capital Partners, para participar desse processo, a empresa deve ter um faturamento anual mínimo de R$ 24 milhões. "Primeiramente é realizada uma análise de elegibilidade no Brasil mediante a apresentação de documentos e garantia imobiliária, e então é feito um requerimento de crédito para internacionalização e submissão ao fundo escolhido. A empresa entra pelo hard lander, e a partir disso conseguem acessar dezenas de outras linhas de crédito melhores e maiores em volume de capital", explica Bravo.

Para facilitar a inclusão do empresário nesse processo, Bravo destaca a possibilidade de contar com empresas especializadas em consultoria para créditos estrangeiros. "Na IC (Inteligência Comercial), por exemplo, possuímos uma estrutura empresarial em Portugal, e a obtenção de crédito ocorre nos Estados Unidos. Todos os brasileiros com uma estrutura de empresa internacional são bem-vindos para buscar crédito nos EUA", finaliza o executivo. Para saber mais, acesse: www.inteligenciacomercial.com