Fenacor marca presença em evento da CNC

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  FENACOR

A Fenacor participa de dois eventos que a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) promove, nesta semana, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília, reunindo cerca de duas mil pessoas.

O primeiro deles é o “Conecta”, aberto nesta segunda-feira (10) e que será encerrado hoje (11). Estão presentes nesse encontro os vice-presidentes da Federação, Maria Filomena Branquinho e Robert Bittar; o delegado representante da Fenacor junto à CNC, Dorival Alves de Sousa; a diretora Operacional, Gianni Moreira; além de assessores das áreas Jurídica, Comunicação e Eventos.

Já na quarta-feira (12) será aberto o Sicomércio, evento que contará com as participações dos presidentes de quase todos os Sincors do Brasil, além de dirigentes e equipes de outros mil sindicatos de diferentes segmentos, que terão uma intensa imersão em cases de sucesso que poderão ser replicados ou servir de exemplo para melhor atender os empresários representados.

EVENTOS. O “Conecta” é voltado para a formação e a capacitação de representantes de sindicatos e federações do setor terciário de todo o País, incluindo a Fenacor – filiada à CNC - e os Sincors.

O evento é dedicado ao compartilhamento de boas práticas do Sistema Comércio (formado por 34 Federações Estaduais e Nacionais (inclundo a Fenacor), além de sindicatos, Sesc e Senac).

Além dos hubs temáticos, estão sendo realizadas diversas palestras dirigidas para todo o público. Entre os palestrantes está o editor executivo de conteúdos digitais da MIT Technology Review, Rafael Coimbra, que falou sobre as tendências e os impactos tecnológicos no comércio e no turismo.

Outras atrações são as palestras da coordenadora nacional do Polo de Lideranças do Sebrae, Rosangela Angonese, sobre o caminho para a liderança efetiva, e do diretor de Economia e Inovação da CNC, Guilherme Mercês, que trará detalhes sobre o “Programa Inovação 360” e o mapa setorial do Sistema Comércio.

SICOMÉRCIO. A abertura do Sicomércio ficará a cargo do presidente da CNC, José Roberto Tadros. Em seguida, o ministro do Supremo Tribunal Federal Luís Roberto Barroso falará sobre o fortalecimento da negociação coletiva. Na quinta-feira (13), o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, fará palestra sobre aspectos da economia e do comércio no Brasil; e o ministro do Tribunal Superior do Trabalho Douglas Alencar Rodrigues vai analisar o cumprimento das cotas de aprendizagem e de pessoas com deficiência.

Para o presidente da CNC, José Roberto Tadros, essa é uma excelente oportunidade de atualização, conexão e compartilhamento de experiências para aprimorar e ampliar a atuação das Federações e sindicatos do Brasil. "O Sicomércio, que não era realizado desde 2015, é o palco de grandes debates das pautas prioritárias para a representação dos empresários do setor terciário do País e, dele, sairão diretivas para as atividades dos sindicatos nos próximos anos", afirma Tadros.

Espaços temáticos

As programações do Conecta e do Sicomércio foram organizadas em seis espaços temáticos: relações sindicais, relações institucionais, representação, atuação gerencial, comunicação institucional e desenvolvimento de negócios. As discussões ocorrem, concomitantemente, em uma estrutura s e i sgonal que facilita a circulação dos participantes entre os debates.

Os eventos são marcados pelo desenvolvimento de práticas sustentáveis como a compensação da emissão de gases do efeito estufa. Para isso, serão adquiridos créditos de carbono no mercado voluntário associado a projetos socioambientais na região amazônica. Serão priorizados, nas iniciativas de geração de créditos de carbono, projetos de florestamento, reflorestamento e preservação da flora que envolvam as comunidades locais, todos auditados e certificados.

Os dois eventos receberão cerca de 2 mil pessoas.