Brasil,

Melhor CX do mundo significa ter centralidade no cliente?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fernanda Angelo
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Melhor CX do mundo significa ter centralidade no cliente?

Por Paulo Marcelo*

Paulo Marcelo, CEO da Solutis

Que atire a primeira pedra quem nunca ouviu dizer que a estratégia da empresa X ou Y está focada na experiência do cliente. Ou que a centralidade no cliente é chave para a companhia Z. Podemos dizer que são discursos banalizados. No entanto, justamente porque continuam não resolvidos, precisam continuar no cerne das discussões.

Será que a empresa que conta com a melhor tecnologia de customer experience (CX) – outro termo da moda – tem centralidade no cliente? Sua instituição financeira, seja ela um banco, uma seguradora, uma financeira ou uma empresa de meios de pagamentos, utiliza CX, conta com os melhores canais para garantir a boa jornada do cliente e é sensível às demandas desse consumidor. E será que isso, por si só, significa ter o cliente no centro da estratégia?

A resposta é não. Isso tudo é necessário, mas não o suficiente. O mercado está longe de estar implementando de fato a centralidade no cliente. O cliente ainda está refém de escolhas que não são as melhores.

A centralidade no cliente implica em uma mudança de mentalidade. O foco não está apenas na inovação ou na venda de produtos ou serviços, mas também na criação de relacionamentos duradouros e na satisfação do cliente ao longo do tempo.

Hoje, é fundamental conhecer o cliente, adotar uma estratégia de hiperpersonalização por meio de dados e utilizar a tecnologia, inclusive a inteligência artificial, para conhecer melhor a realidade dos clientes e levar a eles as mais adequadas ofertas. A tecnologia entra como viabilizadora do modelo, mas é necessário trazer uma proposta de valor para a centralidade no cliente.

Ainda vemos hoje muitas instituições que não abrem mão de monetizar seus produtos em detrimento de priorizar o cliente. Continuam orientadas a empurrar produtos financeiros ao consumidor, criando produtos atrás de produtos e montando cestas de ofertas sem colocar a necessidade ou o interesse do cliente em consideração. Neste caso, de nada adianta contar com uma estratégia perfeita de omnicanalidade, por exemplo. O cliente não vai ficar.

E a chance de manter esse cliente diminui à medida em que o open finance avança e em que cada dia mais players ingressam na cadeia de transações financeiras.

Por outro lado, abrir mão da rentabilidade para satisfazer o cliente a qualquer custo também não é saudável, nem economicamente sustentável. Então, como resolver esse paradoxo?

Aqui voltamos à centralidade no cliente. A solução passa justamente por ela, mas isso vai além de CX. A experiência oferecida ao consumidor precisa estar baseada em soluções tecnológicas sólidas, bem como integrada a um bom direcionador de governança na cultura da organização. O equilíbrio entre as dimensões é o que leva a ter o cliente percebendo que ele, de fato, é relevante. Só diante desta percepção é que a integração entre os diferentes atores, provedores de bens e serviços financeiros, conseguirá se provar sustentável.

As empresas precisam contar com um parceiro de tecnologia capaz de ajudá-las a se engajarem com seu cliente, a inovar em diferentes níveis e, principalmente, a conseguir fazer isso em ciclos rápidos de experimentação e time-to-market. Isso ajuda a compor a base do alicerce, que se completa com a governança necessária para compreender o ponto de equilíbrio entre a orientação focada no cliente e nos ganhos financeiros.

Só então, com tudo isso equilibrado de maneira sustentável, se poderá dizer que a empresa atua com centralidade no cliente.

*Paulo Marcelo é CEO da Solutis

Sobre a Solutis

A Solutis é o Tech Partner que impacta pessoas, clientes e sociedade porque é apaixonada por tecnologia. Com uma abordagem Ágil e baseada em Pessoas, une Tecnologia e Negócio, fazendo design & build de produtos digitais, serviços em Cloud, Automação e RPA, integração de Plataformas de negócios com Salesforce, além de Suporte e Monitoramento digital. A Solutis tem cerca de 1.000 Soluters e atua a partir de São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador. Conectada aos ecossistemas de inovação, integra Startups às arquiteturas de aplicações corporativas, construindo jornadas simples e no menor tempo para empresas de Serviços Financeiros, Varejo e Bens de Consumo, Setor Público e Utilities.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar