Bradesco Seguros almeja faturar R$ 100 bi em 2023

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  /Cqcs/Ítalo Menezes

O grupo Bradesco Seguros se prepara para entrar em um clube seleto, o das empresas que exibem faturamento de 12 dígitos no ano. De acordo com informações do site Valor Econômico, a cifra colocaria a holding entre as dez maiores empresas fora do setor bancário em termos de receitas totais.

Alcançar R$ 100 bilhões em arrecadação em 2023 é uma “esperança”, afirma o presidente do grupo, Ivan Gontijo. O executivo frisa não se tratar de uma meta, afinal, o número não faz parte do “guidance” oficial da companhia. Trata-se, segundo o CEO, de uma ambição. Alcançar a marca psicológica seria uma realização inédita ou, pelo menos, jamais atingida ao longo dos últimos 20 anos pelo maior conglomerado de seguros, saúde, previdência privada e capitalização do país.

A marca tem grande chance de se concretizar neste ano. Os números da companhia e o próprio guidance oficial sinalizam fortemente essa possibilidade. As receitas totais da Bradesco Seguros atingiram R$ 95,4 bilhões em 2022. Isso significa que o caminho aos R$ 100 bilhões será percorrido com avanço de 5%. Se a companhia se mantiver no piso do guidance de 2023, a cifra será alcançada. A projeção oficial deste ano, segundo a seguradora, prevê um crescimento entre 6% e 10%. No primeiro trimestre, a companhia apresentou expansão de faturamento acima da meta, com alta anual de 13%, para R$ 25 bilhões.

Para falar sobre o momento atual do grupo e as estratégias de crescimento futuro, Gontijo reuniu a cúpula da holding Bradesco Seguros para uma conversa exclusiva com o Valor. Segundo o presidente da seguradora, trata-se da primeira vez que todos os CEOs conversaram com um veículo de mídia juntos, grupo que incluiu os diretores-presidentes da Bradesco Vida e Previdência, Jorge Nasser; da Bradesco Saúde e Mediservice, Manoel Peres; da Bradesco Auto/RE (Bare), Ney Dias; e o diretor-geral da holding, Roberto Chamberlain.

Gontijo revela que a companhia vai investir R$ 1 bilhão em 2023 em tecnologia, dados e inovação. Segundo o presidente da Bradesco Seguros, parte da verba vai custear o processo de migração de sistemas para a nuvem. De acordo com o executivo, o processo envolve, na verdade, todo o banco e a seguradora. “O movimento [de migração para a nuvem] já começou e estamos ‘onboard’ com o banco. Nós já estamos bem avançados nesse projeto, que é prioritário.”, disse.

O executivo aponta que boa parte dos investimentos “tem a ver com a evolução contínua da segurança”. Chamberlain, diretor da holding, acrescenta que o grupo processa uma enorme quantidade de informações. “Todos os meses temos de lidar com 2 bilhões de guias com 89 campos cada uma”, exemplifica. Além disso, o grupo acumula em sua base dados de 30 milhões de ex-segurados. “São informações que precisamos manter seguras”. Gontijo ressalta ver os resultados do grupo como reflexo de uma gestão independente das empresas do conglomerado, mas que conta com estratégia e alinhamento unificados. “Temos um sistema de cogestão, baseado em uma visão integrada do cliente.”

De acordo com o presidente da Bradesco Seguros, existem algumas constantes entre as companhias da holding. “Em todas as áreas temos preocupação com precificação correta, subscrição [gestão de riscos] e provisionamento”, afirma Gontijo. Essa disciplina, avalia, traz resiliência à seguradora em momentos como a pandemia, que custou ao grupo R$ 6 bilhões apenas em atendimentos e internações relacionadas à covid-19. O executivo afirma que o grupo vai investir até R$ 1 bilhão em capacitação de funcionários, colaboradores e corretores. “Nosso canal de rede é relevante, como uma seguradora vinculada a um banco, mas temos uma visão de que o canal corretor vai ter papel cada vez maior como verdadeiros consultores de seguros”, diz. A base de corretores do grupo alcança 40 mil profissionais.

A Bradesco Auto e Ramos Elementares, responsável pelos seguros de veículos e de proteção de pessoas e objetos, excluindo o de vida, tem crescido em torno de 30% ao ano, afirma o CEO Ney Dias. Um dos fatores por trás do avanço, segundo o executivo, tem sido o investimento em tecnologia.

Segundo Dias, com uso de análises por meio de imagens e inteligência artificial, 92% dos reparos de veículos já são aprovados em até 48 horas.

O CEO da Bare destaca também a parceria firmada com a Swiss Re Corporate Solution, a seguradora do grupo suíço de resseguros. “Dentro da parceria, vamos lançar em breve – já estamos no estágio de ‘soft opening’ – um seguro de risco ‘ciber’ para empresas médias e pequenas”, diz. Conforme Dias, “a expertise do grupo internacional ajudou na modelagem e avaliação para subscrição de riscos”. De acordo com o CEO da Bradesco Saúde, Manoel Perez, a empresa tem como clientes metade das maiores empresas do país. O grupo, que inclui Medservice, Bradesco Saúde e Bradesco Operadora, também controla a Odontoprev e tem participação acionária nos Laboratórios Fleury.

Um dos principais investimentos da Bradesco Saúde tem sido em joint ventures para a construção de unidades hospitalares. Perez afirma que, neste ano, novas parcerias da Atlântica Hospitais e Participações, empresa de gestão e investimentos em hospitais e saúde da Bradesco Seguros, vão ser anunciadas. “Há mais projetos em análise e teremos novidades em 2023.” A Atlântica Hospitais e Participações já fechou uma joint venture com o Hospital Israelita Albert Einstein para a construção de um hospital em São Paulo, estimado em R$ 600 milhões. O grupo também começou a desenvolver um centro de oncologia em parceria com o Fleury e o Hospital Beneficência Portuguesa. A instalação vai custar R$ 678 milhões.

Para o CEO da Bradesco Vida e Previdência, Jorge Nasser, este ano pode significar um novo momento de crescimento para a companhia. Segundo o executivo, apesar de a BVP já ser uma das maiores do país em sua área, a empresa tem distribuição de produtos concentrada no banco. “Estávamos muito concentrados no canal da rede [de agências], mas agora estamos ganhando o ‘mar aberto’”, afirma. Nasser pontua ainda que, no chamado “bancassurance”, a comercialização por meio da rede do Bradesco, “há ainda mais de duas seguradoras a serem exploradas, mas o mar aberto representa uma nova frente de possibilidades de expansão”. A companhia tem intensificado os “roadshows” e contatos com corretores para ampliar a base de distribuição e o “cross-sell”.