Escoamento da safra via rodovias: como impulsiona o agronegócio e o mercado de consórcio
Consórcio Librelato, administrado pela Ademicon, faz parte dessa cadeia e comemora os bons resultados de 2022, com R$ 384 milhões em créditos comercializados no segmento
O escoamento da safra utilizando o transporte rodoviário vem crescendo ano a ano e os dados referentes à projeção da produção agrícola mostram um grande avanço. Em conjunto, esses pontos propulsionam uma outra área da economia: o consórcio de implementos rodoviários.
Dados mais recentes do relatório Fretebras mostram que o volume de carga transportada cresceu aproximadamente 38% no primeiro semestre de 2022, em comparação ao mesmo período do ano anterior. Com destaque, o transporte rodoviário de cargas movimentou R$49 bilhões e contribuiu para a elevação do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 2,1%, no período em questão.
Já de acordo com dados do Prognóstico da Produção Agrícola, divulgado em janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a safra agrícola de 2023 deverá totalizar 296,209 milhões de toneladas, o que representa um salto de 12,6% em relação ao resultado de 2022, ou seja, um equivalente a 33,1 milhões de toneladas a mais. Em relação ao estudo, a projeção para a produção agrícola de grãos em 2023 foi ajustada ligeiramente para cima, com alta de 0,8%, ou 2,2 milhões de toneladas a mais. Além disso, os produtores brasileiros deverão plantar 75,256 milhões de hectares na safra de 2023, uma elevação de 2,7% em relação à área colhida em 2022.
Diante desta expectativa de contínuo crescimento com números tão expressivos, é observado também um impacto positivo no setor de consórcio voltado a esses segmentos (maquinário agrícola e implementos rodoviários). Manuel Bernardo, gerente comercial do Consórcio Librelato, administrado pela Ademicon, comemora os bons resultados de 2022, com R$ 384 milhões em créditos comercializados, além de falar sobre a possibilidade da modalidade contribuir com o segmento. “Esse ano já começou intenso para o setor e com certeza será de grandes conquistas. Esperamos alcançar os R$ 475 milhões em créditos comercializados até o final de 2023. O consórcio é uma excelente alternativa para a renovação e aquisição de bens, como os implementos rodoviários, indispensáveis neste processo”, explica o executivo.
Segundo a última pesquisa divulgada pela Associação Brasileira das Administradoras de Consórcios (ABAC), o consórcio de veículos pesados cresceu mais de 215% em 20 meses. Os números foram colhidos entre março de 2021 e outubro de 2022 e registraram aumento na procura pela modalidade por parte dos brasileiros mostrando essa possibilidade latente.
Sobre a Ademicon
A Ademicon tem mais de 30 anos e é a maior administradora independente de consórcio do Brasil em créditos ativos e está entre os 10 maiores players de mercado, incluindo bancos. A companhia entende o consórcio como uma ferramenta de planejamento financeiro e também um investimento, que possibilita a conquista de bens e serviços com foco na geração de novos negócios, na formação do patrimônio e na realização de projetos de vida dos clientes. Por meio da Ademicon Consórcio e Investimento, a empresa comercializa consórcio nos segmentos de imóveis, veículos (leves e pesados) e serviços. Já com a Ademicon Administradora, outro braço da holding, opera o consórcio de grandes marcas parceiras, como New Holland, Iveco, Librelato, Mitsubishi e Suzuki. Além disso, administra o Consórcio Coxa, resultado da parceria com o Coritiba Foot Ball Club, e o PopCon Consórcio, da parceria com o Grupo Massa. Seu portfólio conta ainda com o home equity, car equity e cota equity, comercializados pela Ademicon Crédito, e seguros. A empresa, que tem atuação nacional e os fundos Treecorp Investimentos e 23S Capital em sua estrutura societária, conta atualmente com 160 unidades de negócio distribuídas em 20 estados e no Distrito Federal.
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