Corretor e Securitário, seus dias estão contados?
Interessante, estava lendo uma matéria sobre os reflexos da IA nos empregos do setor e, acredite, nada de novidade, que não sabíamos antes. De fato, uma redução drástica, na maior parte das seguradoras, na redução de funcionários do setor, é o que se vê agora no mundo.
Inteligência Artificial possui muitas vantagens para todas as empresas e também para as pessoas, e más consequências também existem. A adaptação para essa presente realidade vem em escala, para que as empresas possam obter resultados financeiros e não ficar longe do ideal de uma existência longeva.
Os corretores de seguros também podem ficar para trás, pelo menos a maior parte deles/nós. Entretanto, ainda com tempo para superação, já que têm a ajuda das seguradoras em seus sistemas, mas nada de novo em seus escritórios.
Infelizmente, saber teclar em um computador ou conseguir se adaptar aos programas das seguradoras não é uma grande novidade no crescimento digital. A verdade é que o corretor de seguros precisa se reinventar. De certa forma, posso afirmar que entrar nessa revolução exige suor e sacrifício. E nenhuma porta se abre sem a Educação formal. Na faculdade, por exemplo, fiz matérias como Lógica de Programação e Algoritmos, com programação em linguagens como Python e as C's, para compreender que não quero ficar longe da normalidade do cotidiano.
O modo normal é tudo isso que estamos vendo. As empresas estão crescendo com investimentos em tecnologia. Os profissionais se adaptando através da Educação Formal, muito treinamento, leitura e vivência.
O mundo mudou para a tecnologia e a tecnologia cobrou o seguro, que reduz empregos, que gera mais lucro e que cobra o corretor de seguros, até perder o interesse neles. E não ouse duvidar, basta ver os acordos que estão sendo feitos sem o corretor de seguros na ponta, ou melhor: no meio, onde as duas pontas se encontram.
Armando Luís Francisco
Jornalista e Corretor de Seguros
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>