QUIGO : 5 erros na gestão de clientes - como evitá-los? (Destaque)
Confira alguns erros na gestão de clientes que podem prejudicar o crescimento da sua corretora de seguros!
A gestão de clientes é fundamental para qualquer negócio, isso é fato. Para que isso seja feito da melhor forma possível, existem alguns erros na gestão de clientes que devem ser evitados no dia a dia, seja em uma corretora de seguros ou em qualquer empresa para se manter no mercado.
Afinal, o departamento de atendimento ao cliente é cada vez mais valorizado e mais estratégico. Com a era digital e a comunicação sendo cada vez mais rápida, as empresas estão buscando uma boa reputação no seu segmento para conseguir crescer ainda mais.
Ao longo do tempo, a demanda dos consumidores por serviços prestados pelas empresas também aumentou. Hoje em dia, os clientes estão priorizando cada vez mais suas expectativas em relação a experiência com a marca.
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Para entender melhor o assunto, trouxemos um conteúdo que fala a respeito dos erros para que você possa ter um bom desempenho na sua corretora. Continue a leitura desse artigo para saber mais!
1 - Ignorar o perfil dos clientes
Assim como um profissional de vendas precisa entender as objeções, necessidades, preferências e, até mesmo, o comportamento da sua persona para conseguir executar um bom trabalho, um gestor de contas também necessita conhecer profundamente os seus clientes.
Imagem: Divulgação
Dessa maneira, o corretor poderá propor soluções e gerar um rapport - ligação, sintonia ou empatia para com a outra pessoa - com muito mais facilidade. Para reforçar essa questão, Robert Cialdini cita em seu livro As Armas da Persuasão, que as pessoas que despertam maior afeição, são aquelas que têm o maior poder de persuasão.
Ou seja, para fazer um bom trabalho é imprescindível que o gestor de cliente conheça bem o perfil de cliente da sua carteira de contas.
2 - Erros na gestão de clientes: Deixar o cliente desconfortável
Um dos erros na gestão de clientes é interrompê-los com frequência em vez de criar conexões naturais. De fato, isso pode afastar as pessoas do negócio e acabar prejudicando as suas vendas.
A gestão de clientes deve sempre instruir os colaboradores a não apressar os clientes, se eles mostrarem que não querem ser incomodados.
Contudo, é sempre bom saber que todo mundo gosta de pensar um tempo antes de tomar uma decisão. Por conta disso, respeitar e saber como lidar com esse tipo de coisa é fundamental.
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Portanto, como um bom gestor, você precisa aconselhar a sua equipe a se conectar com os clientes e deixá-los à vontade. Dessa forma, as vendas acabam acontecendo de maneira natural.
3 - Deixar o cliente na espera
Uma grande verdade é que ninguém gosta de esperar para ser atendido ou respondido, certo? Portanto, um bom corretor sabe que um dos erros na gestão de clientes é justamente deixá-los esperando.
Vale a pena falar sobre o assunto e mostrar que você só tem a perder caso isso aconteça. Evite deixar os clientes esperando seu atendimento ou resposta. Nesse caso, você deve se preocupar apenas em servi-lo a fim de sanar qualquer dúvida que ele tenha em relação às soluções apresentadas.
4 -Ignorar estratégias de fidelização e valorização da marca
Muito se fala sobre retenção de clientes e estratégias para aumentar o ticket médio da empresa, principalmente oferecendo produtos e serviços como upsell, na conquista de novos leads.
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Entretanto, alguns corretores continuam ignorando a premissa de que a fidelização e valorização da marca são as melhores formas de garantir que o cliente compre mais vezes ou renove o seguro com você.
Diante disso, um bom gestor de contas é aquele que aplica as estratégias com o intuito de valorizar a empresa, mostrando que é a melhor opção. Dessa forma, ele consegue dar passos largos para fidelizar esse cliente de maneira segura e direta.
5 - Erros na gestão de clientes: não fazer a nutrição de leads
A maioria das pessoas está constantemente procurando informações sobre seguros online, portanto, sem dúvidas, o corretor que não aproveita isso está cometendo um erro. Por conta disso, crie um conteúdo educacional, envie e-mails informativos, use as redes sociais e crie blogs para apresentar conteúdos relevantes para os clientes.
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Essa é uma ótima forma de fidelizar os clientes, mantê-los em contato com a empresa, induzir a novos produtos e fomentar novas compras.
Contudo, não fazer a nutrição de leads de maneira correta é um dos erros na gestão de clientes. Não deixe uma oportunidade como essa passar em suas mãos.
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Entender como esse sistema funciona garante que a sua corretora tenha bons resultados em pouco tempo de aplicação. Existem outros erros na gestão de clientes que você acaba descobrindo com o tempo, mas é preciso ter sempre a percepção do que pode ser melhorado e realizar as ações necessárias para uma correção de rota com frequência.
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