Pesquisa indica as cinco soft skills mais desejadas pelo mercado
‘Comunicação’ lidera o ranking do levantamento realizado pela Gama Academy e que ouviu mais de mil entrevistados
As soft skills têm ganhado cada vez mais espaço no ambiente de trabalho. Independente do segmento, ter boas habilidades comportamentais é crucial para a melhoria de performance, trabalho em equipe e, até mesmo, para conseguir promoções. E uma pesquisa realizada pela Gama Academy, edtech que forma profissionais para o mercado de trabalho, revelou as cinco soft skills mais desejadas pelo mercado.
De acordo com o levantamento, que permitiu que os entrevistados escolhessem mais de uma opção, as soft skills mais desejadas são: comunicação (62%), trabalho em equipe (51%), resolução de problemas (45%), proatividade (41%) e pensamento analítico (32%). Os dados fazem parte da 8º edição do Tech Jobs Report, tradicional levantamento do mercado de tecnologia que é realizado pela Gama Academy, e que ouviu mais de mil entrevistados durante o mês de dezembro de 2022.
Para Guilherme Junqueira, CEO da Gama Academy, as soft skills são tão importantes quanto as hard skills no atual contexto de trabalho. “Saber as competências técnicas é algo que as empresas já esperam que o candidato domine, naturalmente. Agora, temos visto uma cobrança maior por outras habilidades relacionadas à parte comportamental, mas que também são cruciais para o sucesso dos funcionários em seu espaço de atuação”, afirma.
“Ou seja, além de saber programar ou desenhar, por exemplo, o profissional precisa também ter uma boa comunicação com seus colegas, trabalhar em equipe, entre outras soft skills. Isso possibilita maior coesão e sinergia entre os times, contribuindo para o aumento de produtividade, redução de falhas e engajamento”, prossegue.
O levantamento da Gama Academy ouviu empresas dos seguintes setores: Tecnologia (36%), Prestação de Serviços (11%), Finanças ou Bancária (9%), Educação (8%), Varejo ou Ecommerce (8%), Indústria (6%), Saúde (6%) e Outros (16%). A variedade de segmentos na pesquisa indica que as habilidades são desejadas pelo mercado como um todo.
“Percebemos que muitas empresas de segmentos distintos desejam contar cada vez mais com profissionais com essas soft skills em seus quadros, o que reforça a necessidade dos profissionais dedicarem mais atenção a essas competências”, afirma Junqueira. “Em meio às dificuldades que muitos profissionais têm para conseguir uma oportunidade de trabalho, as soft skills podem ser o diferencial estratégico que os possibilitará conquistar a tão sonhada vaga de emprego”, conclui.
Sobre a Gama Academy
Fundada em 2016, a Gama Academy é uma escola que seleciona talentos e forma profissionais para o mercado digital nas áreas de design, marketing, programação e vendas. Cerca de 90% dos seus formandos foram empregados em mais de 600 empresas. Com a missão de transformar 1 milhão de profissionais nos próximos anos, já soma mais de 400 mil profissionais em sua plataforma. A empresa foi escolhida pela Singularity University como uma das 10 melhores startups de educação do Brasil e eleita pelo terceiro ano consecutivo como a melhor startup de educação de 2020, no prêmio Startup Awards da ABStartups. Em 2021, recebeu um investimento inicial de R$33,8 milhões da Ânima Educação, player de educação privada do país. Além disso, a Gama também é certificada pelo Great Place to Work (GPTW).
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>