Por que as baleias entraram em extinção e as vacas jamais se extinguiram?
Ouso escrever que estou copiando um assunto que vi em um vídeo político, que por este motivo, em respeito ao leitor, não posso publicá-lo aqui. Porém, fez sentido para mim a questão que vou tratar.
Pare um pouco para pensar, antes de continuar a ler e dê sua resposta a indagação que fiz no título.
E aí, que resposta você deu?
As baleias vivem soltas no mar, geralmente no fundo das águas frias e têm toda a liberdade de ir e vir nos oceanos do globo terrestre.
As vacas vivem presas e são domesticadas, com a minha certeza de que estarão no prato de alguém, um dia!
Vamos mais longe: tirando os poucos países que consomem este tipo de alimento, geralmente, não se encontra carne de baleia em supermercados e açougues, mas em cada esquina existe um comércio vendendo carne de vaca.
A opção quase certa é que a vaca não morre de morte natural. Mas a baleia é caçada no seu meio natural.
Desse modo, darei a resposta que encontrei (e concordei), adaptando-a ao meu conceito aqui:
"A vaca é cuidada pela Livre Iniciativa!"
O país que não abre suas fronteiras para a Livre Iniciativa acaba se nivelando ao chão da pobreza. E é justamente isso que me interessa na política, que pare de brincar com dinheiro, ideia e tempo públicos.
Nos meus 60 anos de idade, passei por tantos governos, praticamente todos em Democracia Autoritária, que somente há poucos anos tenho o sentido do viés que acabrunha a paixão pelo desenvolvimento da Livre Iniciativa.
O Brasil que eu desejo diminui o imposto na produção. O Brasil que eu desejo precisa reformar as Leis capengas e equilibrar com o imposto justo, e somente na geração do lucro. O Brasil que eu quero produz na indústria e no comércio, e gera renda para quem faz o país crescer. A nação que eu desejo escancara as portas da concorrência e não maltrata a galinha dos ovos de ouro de um sucesso projetado. O Brasil que eu quero consegue enxugar suas despesas e investir em Educação. O Brasil que eu desejo consegue diminuir a pobreza, porque produz riquezas.
De outro modo, o mercado de seguros, situa-se como o quê? O dono da Baleia ou o dono da vaca?
E o nosso regramento? Baleia ou vaca?
E a nossa capacidade de sair da crise? Baleia ou vaca?
E os nossos profissionais do mercado de seguros? Donos das baleias ou donos das vacas?
Etc.
Tenho a certeza que essa reflexão honesta pode fazer seu pensamento coincidir por algum tempo, mas o que importa mesmo não é estar no papel de vaca ou baleia, mas saber se você é um adepto da Livre Iniciativa para todos.
Armando Luís Francisco
Jornalista e Corretor de Seguros
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>